Segunda-feira, 31 de março de 2008 - 10h10
A área da gleba Jorge Teixeira, conhecida como União Bandeirantes, no município de Porto Velho (RO), está prestes a ser regularizada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária em Rondônia (Incra/RO). O georreferenciamento da gleba está sendo finalizado e já estamos com noventa por cento do levantamento populacional da área concluído, afirma o superintendente regional da autarquia, Carlino Lima.
Após o término do trabalho, a área de terra pública ocupada será destinada às famílias locais que se adequarem ao perfil de beneficiárias da Reforma Agrária. A destinação é feita através da criação de assentamentos ou da regularização de lotes de até cem hectares, estratégia a ser definida junto aos órgãos integrantes da ação civil pública. Já a área do núcleo urbano será transferida ao município de Porto Velho.
Para acertar tais detalhes e resolver o impasse da ocupação da Reserva Jaci-Paraná, área de proteção ambiental onde, por lei, o Incra é proibido de fazer a destinação de terra a agricultores, a autarquia, junto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro) e Associação de moradores da localidade se reuniram essa semana no gabinete do superintendente do instituto.
Segundo os representantes locais, são duzentas e quarenta e três famílias residentes na reserva, informação que será repassada oficialmente ao Incra/RO para que o órgão faça o remanejamento delas para a área pública regularizada. Com esses trabalhos, em breve, os agricultores terão acesso à documentação e o núcleo urbano poderá receber infra-estrutura básica do município de Porto Velho.
Fonte: MDA
Segunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente
O Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República Gabriel de Amorim, com atuação na área ambiental, participou hoje (31

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), através dos Serviços Básicos, vem ampliando o uso das ecoba

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas
Oito organizações de movimentos ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na quarta-feira (22) com ação na Justiça Fede

Transparência, rastreabilidade e legalidade foram os três pilares defendidos pelo Ministério Público Federal (MPF) na terceira edição do “Diálogos
Segunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)