Segunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Igreja espera que Rio+20 desperte nova consciência social sobre a causa indígena


Cidade do Vaticano (RV) – Poucos dias após o Conselho Indigenista Missionário (CIMI) ter divulgado que mais de 62 mil indígenas foram mortos em 2011 no Brasil, a Igreja Católica levará o assunto à pauta das reuniões que precedem a Rio +20, que começa na próxima quarta-feira, no Rio de Janeiro.

De acordo com os dados do Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente 817 mil índios vivem no Brasil – aproximadamente 0,4% da população. Por sua vez, a Fundação Nacional do Índio (Funai) aponta que a população indígena está distribuída em 688 terras indígenas demarcadas e em alguns trechos urbanos. Existem ainda, de acordo com a Funai, 82 referências a grupos que ainda não foram contatados.

Jaci de Souza, líder da comunidade indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, pede atenção da presidente Dilma Rousseff à causa dos índios.

“Os fazendeiros já mataram nossos parentes. Quando eles estavam lutando, cultivando suas roças, chegaram os fazendeiros destruindo tudo e também matando. Gostaria de pedir à presidente que tenha respeito com as terras indígenas. Uma vez homologadas, é preciso retirar todos os invasores e deixar os indígenas trabalhando ali, tranquilamente. Também gostaria de pedir à presidente que se reunisse com os indígenas para que entendesse qual é a nossa situação hoje no Brasil, o quanto o povo indígena sofre”.

Padre Mário Campos é um missionário português em Roraima. Ele condena a forma como os índios são tratados e, principalmente, os casos de impunidade.

“O que nos chama a atenção e nos entristece muito é o fato que a grande maioria dos assassinatos ficam impunes. E isso passa uma mensagem para a sociedade “não-índia” de que matar índios não tem problema, você não vai preso nunca”.

Fonte: Rádio Vaticano
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

TCE de Rondônia cobra ações do Estado para evitar nova crise de queimadas em 2025

TCE de Rondônia cobra ações do Estado para evitar nova crise de queimadas em 2025

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) reuniu, nesta sexta-feira (2/5), autoridades estaduais para cobrar ações concretas e coordenadas

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e do Departamento de Proteção e Co

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament

Gente de Opinião Segunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)