Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Idaron recebe 15 mil mudas de bananeiras resistentes a doenças



Na manhã desta quarta-feira (18), no Porto do Cai N’Água, a Idaron recebeu uma carga de 11 mil mudas de bananeiras que vieram de Manaus (AM). As outras 4 mil plantas, que vêm do estado da Bahia por correio, devem chegar até sexta-feira (20) na capital de Rondônia. As variedades adquiridas pela Idaron são: Thap Maeo, Pacovan Ken, Maravilha e Conquista. Elas foram desenvolvidas pela Embrapa em laboratório para serem resistentes a doenças como a Sigatoka Negra e o Mal-do-Panamá.

De acordo com o presidente do órgão, Augustinho Pastore, as plantas serão distribuídas na região do baixo Madeira e no distrito de Surpresa, no Vale do Guaporé. “O nosso objetivo é introduzir mudas resistentes a estas doenças em todo o estado. Neste momento, serão distribuídas 300 mudas por localidade, atendendo de 10 a 15 propriedades, em média. O único compromisso assumido pelos agricultores é repassar as novas plantas para outros produtores nos próximos anos”, disse ele.

Cultivo da banana em RO

Em Rondônia, a bananeira é uma das árvores frutíferas de maior importância para a economia. Mas, nos últimos 15 anos, a área de plantio vem diminuindo drasticamente. Em 1995, a área cultivada no estado era de 30.354 hectares. Contudo, a partir de 1998, houve uma queda no plantio, reduzindo-se ao longo de 11 anos. Atualmente, a área plantada é de apenas 5.845 hectares. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e coincidem com a constatação da Sigatoka Negra no estado.

Para o gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Vegetal (GIDSV), Augusto Fernandes, as mudas adquiridas pela Idaron serão de grande importância para reforçar o cultivo da banana em Rondônia. “Como estes exemplares serão resistentes às principais doenças da bananeira, a chance do plantio de banana voltar aos patamares de 14 anos atrás são grandes. Esperamos contar com o apoio dos produtores neste novo desafio que a Idaron está propondo a todos”, afirmou ele.

Já Augustinho Pastore aponta que em breve, as mudas serão repassadas aos produtores rurais. “Assim que chegar a outra carga de mudas da Bahia, vamos marcar uma grande festa para repassar os exemplares para os agricultores rondonienses, e assim, voltar aos bons tempos da produção da banana no nosso estado”, finalizou o presidente.

Fonte:  Felipe Corona

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPRO discute prevenção a incêndios e possíveis impactos do super El Niño em Rondônia durante reunião no TCE

MPRO discute prevenção a incêndios e possíveis impactos do super El Niño em Rondônia durante reunião no TCE

Os possíveis impactos do fenômeno climático Super El Niño em 2026 e as estratégias de prevenção, combate e resposta a incêndios florestais e eventos

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental

Manaus foi palco, nesta terça-feira (09/06), do lançamento da obra coletiva que documenta a atuação da Defensoria Pública na Conferência das Nações

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho

Estudos realizados pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e demais órgãos de monitoramento climático apontam

Na Semana do Meio Ambiente, governo de RO promove ações integradas de conscientização ambiental em Porto Velho

Na Semana do Meio Ambiente, governo de RO promove ações integradas de conscientização ambiental em Porto Velho

A Semana do Meio Ambiente segue reunindo uma série de ações voltadas à conscientização ambiental e à preservação dos recursos naturais em diferentes

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)