Sexta-feira, 9 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Idaron abre curso sobre Doenças do Sistema Nervoso e Plantas Tóxicas em P.Velho



Na manhã desta segunda-feira (31), a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) abriu no auditório do Cetene, na zona Norte de Porto Velho, o primeiro curso sobre Doenças do Sistema Nervoso e Plantas Tóxicas. A capacitação é voltada para 48 médicos veterinários das sete supervisões regionais do órgão distribuídas pelo estado (Porto Velho, Ariquemes, Jí-Paraná, Rolim de Moura, Pimenta Bueno, Alvorada do Oeste e Vilhena).

Na abertura do evento, o presidente da Idaron, Augustinho Pastore, destacou a atividade para melhor atendimento do produtor rural de Rondônia. “O PIB de Rondônia é composto por quase 50% dos negócios envolvendo a pecuária. Então, é de extrema importância que os profissionais da Idaron estejam preparados para lidar com todas as situações envolvendo a área. Não adianta comprarmos bons veículos, lanchas, motos, equipamentos de proteção individual, entre outros, se o profissional não está preparado para manejar o material oferecido pelo órgão. Por isso, a realização do curso”, disse ele.

Pastore também destaca que outros servidores da autarquia terão cursos de reciclagem. “Nossas capacitações não vão parar por aí. Temos outros cinco cursos previstos até o final do ano para os técnicos em agropecuária e técnicos administrativos, entre outras funções, para que os profissionais da Idaron realmente estejam preparados para atender com eficiência o público rondoniense”, afirmou.

O curso tem 40 horas de duração e segue até o dia 04 de setembro (sexta-feira) e deve aumentar ainda mais a produtividade no campo. “Este curso envolvendo as doenças do sistema nervoso animal e as plantas tóxicas tem o objetivo de minimizar as perdas no campo e proteger até mesmo os humanos de alguns males, já que a raiva, por exemplo, também pode ser transmitida aos seres humanos”, apontou Fabiano Alexandre, médico veterinário da Idaron e coordenador do curso.

Já o ministrador da capacitação, Ricardo Antônio Amaral de Lemos, doutor em Medicina Veterinária e professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), apoiou a iniciativa da Idaron. “Estou bastante satisfeito em ter sido convidado pela Idaron e voltar a Rondônia para ministrar este curso bastante especial. É muito importante que os profissionais ligados à área de defesa sanitária estejam realmente preparados para atender todos os tipos de casos de doenças do sistema nervoso e de intoxicação por plantas. Até porque, existem regras ditadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)”, destacou ele.

Programação

A programação do curso será dividida em dois módulos. No primeiro, serão abordadas as doenças que afetam o sistema nervoso dos animais como: raiva, encefalopatias (Mal da Vaca Louca), meningoencefalite por herpesvirus bovino, botulismo, tétano, listeriose, meningites bacterianas e abscessos do SNC, otites parasitárias e polioencefalomalacia. O segundo módulo vai abordar as plantas que causam a fotossensibilização hepatógena e morte súbita.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 9 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

TCE de Rondônia cobra ações do Estado para evitar nova crise de queimadas em 2025

TCE de Rondônia cobra ações do Estado para evitar nova crise de queimadas em 2025

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) reuniu, nesta sexta-feira (2/5), autoridades estaduais para cobrar ações concretas e coordenadas

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e do Departamento de Proteção e Co

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament

Gente de Opinião Sexta-feira, 9 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)