Segunda-feira, 13 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Idaron abre curso sobre Doenças do Sistema Nervoso e Plantas Tóxicas em P.Velho



Na manhã desta segunda-feira (31), a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) abriu no auditório do Cetene, na zona Norte de Porto Velho, o primeiro curso sobre Doenças do Sistema Nervoso e Plantas Tóxicas. A capacitação é voltada para 48 médicos veterinários das sete supervisões regionais do órgão distribuídas pelo estado (Porto Velho, Ariquemes, Jí-Paraná, Rolim de Moura, Pimenta Bueno, Alvorada do Oeste e Vilhena).

Na abertura do evento, o presidente da Idaron, Augustinho Pastore, destacou a atividade para melhor atendimento do produtor rural de Rondônia. “O PIB de Rondônia é composto por quase 50% dos negócios envolvendo a pecuária. Então, é de extrema importância que os profissionais da Idaron estejam preparados para lidar com todas as situações envolvendo a área. Não adianta comprarmos bons veículos, lanchas, motos, equipamentos de proteção individual, entre outros, se o profissional não está preparado para manejar o material oferecido pelo órgão. Por isso, a realização do curso”, disse ele.

Pastore também destaca que outros servidores da autarquia terão cursos de reciclagem. “Nossas capacitações não vão parar por aí. Temos outros cinco cursos previstos até o final do ano para os técnicos em agropecuária e técnicos administrativos, entre outras funções, para que os profissionais da Idaron realmente estejam preparados para atender com eficiência o público rondoniense”, afirmou.

O curso tem 40 horas de duração e segue até o dia 04 de setembro (sexta-feira) e deve aumentar ainda mais a produtividade no campo. “Este curso envolvendo as doenças do sistema nervoso animal e as plantas tóxicas tem o objetivo de minimizar as perdas no campo e proteger até mesmo os humanos de alguns males, já que a raiva, por exemplo, também pode ser transmitida aos seres humanos”, apontou Fabiano Alexandre, médico veterinário da Idaron e coordenador do curso.

Já o ministrador da capacitação, Ricardo Antônio Amaral de Lemos, doutor em Medicina Veterinária e professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), apoiou a iniciativa da Idaron. “Estou bastante satisfeito em ter sido convidado pela Idaron e voltar a Rondônia para ministrar este curso bastante especial. É muito importante que os profissionais ligados à área de defesa sanitária estejam realmente preparados para atender todos os tipos de casos de doenças do sistema nervoso e de intoxicação por plantas. Até porque, existem regras ditadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)”, destacou ele.

Programação

A programação do curso será dividida em dois módulos. No primeiro, serão abordadas as doenças que afetam o sistema nervoso dos animais como: raiva, encefalopatias (Mal da Vaca Louca), meningoencefalite por herpesvirus bovino, botulismo, tétano, listeriose, meningites bacterianas e abscessos do SNC, otites parasitárias e polioencefalomalacia. O segundo módulo vai abordar as plantas que causam a fotossensibilização hepatógena e morte súbita.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 13 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lançamento: Guia de Primatas destaca avanços científicos e culturais em Rondônia

Lançamento: Guia de Primatas destaca avanços científicos e culturais em Rondônia

Neste sábado (11), a partir das 19h, acontecerá o lançamento dos guias Primatas do Povo Paiter Suruí e Primatas do Estado de Rondônia. Os guias inéd

Empresário de Miami lança plataforma para reflorestar a Amazônia e convida o mundo a participar

Empresário de Miami lança plataforma para reflorestar a Amazônia e convida o mundo a participar

Augustin T. O'Brien Caceres, empresário de sucesso, e entusiasta da preservação ambiental, está transformando seu empreendimento em um movimento glo

EcoCast: série especial discute os desafios e oportunidades do mercado de carbono no Brasil

EcoCast: série especial discute os desafios e oportunidades do mercado de carbono no Brasil

Você sabe o que são os famosos créditos de carbono? E como eles funcionam, você sabe? Na série especial “Carbono: desafios e oportunidades” recebemos

Inovação e Sustentabilidade em Rondônia: UNIR e Eletrogoes Avançam na Pesquisa Florestal

Inovação e Sustentabilidade em Rondônia: UNIR e Eletrogoes Avançam na Pesquisa Florestal

O Grupo de Pesquisa de Recuperação de Ecossistemas e Produção Florestal, coordenado pelas Dra. Kenia Michele de Quadros e Dra. Karen Janones da Roch

Gente de Opinião Segunda-feira, 13 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)