Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Ibama treina servidores para proteção da Amazônia


Amanda Mota
Agência Brasil

Manaus - A superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Amazonas promove a partir de hoje (14) um treinamento em geoprocessamento para a proteção ambiental da Amazônia. O curso será realizado nas próximas duas semanas em Manaus, para 40 servidores que atuam nas áreas de fiscalização, licenciamento ambiental, recursos pesqueiros, fauna e também em unidades de conservação localizadas no interior do estado.

Durante as aulas, os participantes aprenderão a utilizar os sistemas de computador que recebem imagens de satélites de toda a Amazônia para, posteriormente, aproveitar o recurso em outros trabalhos. O uso do Sistema de Informações Geográficas permitirá o monitoramento de áreas já autuadas e embargadas pela fiscalização do órgão ambiental, o levantamento e a comparação de tendências do avanço ou retração dos crimes de desmatamento, entre outros.

O superintendente substituto do Ibama no Amazonas, Mário Lúcio Reis, destaca que as imagens vão ainda contribuir no mapeamento das áreas desmatadas na floresta e favorecer a melhor concentração de esforços das equipes. Isso porque será possível saber com exatidão onde estão as regiões problemáticas e, com isso, direcionar o pessoal para as ações pontuais.

"O geoprocessamento possibilita o monitoramento em tempo real dos acontecimentos relacionados ao meio ambiente, principalmente das agressões ambientais. Isso vai permitir também fazer um levantamento virtual de onde e quais as proporções dessa agressão. Depois, só precisaremos ir a campo para identificar o autor da ação. Tudo isso nos trará economia de tempo e também de recursos, otimizando nosso serviço", afirmou Reis.

Mário Lúcio informou ainda que a ferramenta já é utilizada pelo Ibama desde 2003, mas que a meta agora é intensificar os treinamentos e qualificar um número maior de profissionais.

De acordo com a direção do Ibama no Amazonas, os conhecimentos aprendidos poderão ser colocados em prática entre os meses de setembro e dezembro, quando ocorrem as operações ambientais para combater o avanço do desmatamento no sul do estado. A região é conhecida como Arco do Desmatamento e vai de Apuí, na divisa com o estado do Pará, até Guajará, na fronteira com o Peru.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho atrai investimentos internacionais na maior Conferência para o Clima do mundo

Porto Velho atrai investimentos internacionais na maior Conferência para o Clima do mundo

Porto Velho aproveita a COP30, em Belém do Pará, para ocupar espaço nas discussões globais sobre clima e acelerar a busca por investimentos. A conferê

COP30: direito à água potável no Baixo Rio Madeira, em Rondônia, é tema de debate

COP30: direito à água potável no Baixo Rio Madeira, em Rondônia, é tema de debate

A Defensoria Pública da União (DPU) iniciou esta quarta-feira (12) com um debate sobre a seca que afetou a população ribeirinha do Baixo Rio Madeira

Sebrae Rondônia reforça compromisso com a ação climática durante a COP30

Sebrae Rondônia reforça compromisso com a ação climática durante a COP30

Durante a COP30, em Belém (PA), o Sebrae Nacional reafirmou, nesta terça-feira (11), seu compromisso com a mobilização global em favor dos pequenos

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia

O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d

Gente de Opinião Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)