Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Ibama treina servidores para proteção da Amazônia


Amanda Mota
Agência Brasil

Manaus - A superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Amazonas promove a partir de hoje (14) um treinamento em geoprocessamento para a proteção ambiental da Amazônia. O curso será realizado nas próximas duas semanas em Manaus, para 40 servidores que atuam nas áreas de fiscalização, licenciamento ambiental, recursos pesqueiros, fauna e também em unidades de conservação localizadas no interior do estado.

Durante as aulas, os participantes aprenderão a utilizar os sistemas de computador que recebem imagens de satélites de toda a Amazônia para, posteriormente, aproveitar o recurso em outros trabalhos. O uso do Sistema de Informações Geográficas permitirá o monitoramento de áreas já autuadas e embargadas pela fiscalização do órgão ambiental, o levantamento e a comparação de tendências do avanço ou retração dos crimes de desmatamento, entre outros.

O superintendente substituto do Ibama no Amazonas, Mário Lúcio Reis, destaca que as imagens vão ainda contribuir no mapeamento das áreas desmatadas na floresta e favorecer a melhor concentração de esforços das equipes. Isso porque será possível saber com exatidão onde estão as regiões problemáticas e, com isso, direcionar o pessoal para as ações pontuais.

"O geoprocessamento possibilita o monitoramento em tempo real dos acontecimentos relacionados ao meio ambiente, principalmente das agressões ambientais. Isso vai permitir também fazer um levantamento virtual de onde e quais as proporções dessa agressão. Depois, só precisaremos ir a campo para identificar o autor da ação. Tudo isso nos trará economia de tempo e também de recursos, otimizando nosso serviço", afirmou Reis.

Mário Lúcio informou ainda que a ferramenta já é utilizada pelo Ibama desde 2003, mas que a meta agora é intensificar os treinamentos e qualificar um número maior de profissionais.

De acordo com a direção do Ibama no Amazonas, os conhecimentos aprendidos poderão ser colocados em prática entre os meses de setembro e dezembro, quando ocorrem as operações ambientais para combater o avanço do desmatamento no sul do estado. A região é conhecida como Arco do Desmatamento e vai de Apuí, na divisa com o estado do Pará, até Guajará, na fronteira com o Peru.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual

Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação

Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação

O rio Madeira registrou, na manhã desta segunda-feira (7), o nível de 16,71 metros, indicando estabilidade em seu volume de água durante o final de se

Gente de Opinião Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)