Terça-feira, 4 de março de 2008 - 20h26
Marco Antônio Soalheiro
Agência Brasil
Brasília - Após ser deflagrada a pouco mais de uma semana em Tailândia, no nordeste do Pará, a Operação Arco de Fogo, criada pelo governo federal para combater o desmatamento ilegal na Amazônia, tem início amanhã (5) em Machadinho D`Oeste, Rondônia. Foi o que informou hoje (4) o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Bazileu Margarido.
“Estamos com a operação em Tailândia já num estágio avançado, iniciando em Rondônia e possivelmente também no Mato Grosso ainda esta semana”, afirmou Margarido.
Machadinho D`Oeste ocupa a 32ª posição na lista dos 36 municípios apontados como os maiores responsáveis pelo desmatamento na Amazônia. Segundo o presidente do Ibama, as ações ostensivas de fiscalização só não começaram ainda no município porque fortes chuvas na região prejudicaram o deslocamento dos agentes.
“O pessoal de Tailândia permanece lá. Para as ações em Rondônia e Mato Grosso serão enviadas outras equipes de fiscalização”, explicou Bazileu.
Em Tailândia, a Operação Arco de Fogo já fechou três madeireiras e cinco carvoarias, com destruição de 107 fornos. Foram apreendidos mais de 16 mil metros cúbicos de madeira ilegal e as multas aplicadas já chegam a R$ 1,79 milhão. Para dar suporte ao trabalho dos fiscais ambientais, agentes da Polícia Federal e da Força Nacional de Segurança também participam da operação.
Domingo, 1 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Ecobags para coleta de garrafas PET são doadas pela prefeitura de Porto Velho
Aquela garrafa PET vazia, que muitas vezes acaba esquecida em casa, pode ganhar um novo destino.A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Mu

O Crea-RO e a WR Ambiental apresentaram ao prefeito de Porto Velho um projeto sustentável voltado à coleta de resíduos recicláveis durante eventos d

Cultura, tecnologia e saber popular em ação de plantio e muvuca da Ecoporé no Nova Conquista
O Carnaval de Porto Velho será lembrado não apenas pelo ritmo nas ruas, mas pelas raízes que agora crescem no solo do Assentamento Nova Conquista. A

O Ministério Público Federal (MPF) obteve sentença da Justiça Federal em Rondônia que condenou a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a
Domingo, 1 de março de 2026 | Porto Velho (RO)