Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

IBAMA: Operação Arco de Fogo chega a Rondônia


Marco Antônio Soalheiro
Agência Brasil


Brasília - Após ser deflagrada a pouco mais de uma semana em Tailândia, no nordeste do Pará, a Operação Arco de Fogo, criada pelo governo federal para combater o desmatamento ilegal na Amazônia, tem início amanhã (5) em Machadinho D`Oeste, Rondônia. Foi o que informou hoje (4) o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Bazileu Margarido.

“Estamos com a operação em Tailândia já num estágio avançado, iniciando em Rondônia e possivelmente também no Mato Grosso ainda esta semana”, afirmou Margarido.

Machadinho D`Oeste ocupa a 32ª posição na lista dos 36 municípios apontados como os maiores responsáveis pelo desmatamento na Amazônia. Segundo o presidente do Ibama, as ações ostensivas de fiscalização só não começaram ainda no município porque fortes chuvas na região prejudicaram o deslocamento dos agentes.

“O pessoal de Tailândia permanece lá. Para as ações em Rondônia e Mato Grosso serão enviadas outras equipes de fiscalização”, explicou Bazileu.

Em Tailândia, a Operação Arco de Fogo já fechou três madeireiras e cinco carvoarias, com destruição de 107 fornos. Foram apreendidos mais de 16 mil metros cúbicos de madeira ilegal e as multas aplicadas já chegam a R$ 1,79 milhão. Para dar suporte ao trabalho dos fiscais ambientais, agentes da Polícia Federal e da Força Nacional de Segurança também participam da operação.


 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente

O Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República Gabriel de Amorim, com atuação na área ambiental, participou hoje (31

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), através dos Serviços Básicos, vem ampliando o uso das ecoba

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas

Oito organizações de movimentos ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na quarta-feira (22) com ação na Justiça Fede

MPF participa de diálogo sobre legalidade e responsabilidade socioambiental nas cadeias de carne e soja

MPF participa de diálogo sobre legalidade e responsabilidade socioambiental nas cadeias de carne e soja

Transparência, rastreabilidade e legalidade foram os três pilares defendidos pelo Ministério Público Federal (MPF) na terceira edição do “Diálogos

Gente de Opinião Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)