Porto Velho (RO) quinta-feira, 20 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Ibama apreende tratores e aplica 53 milhões em multa



Cuiabá (26/07/2011) – Em continuidade ao trabalho conjunto do Ibama, do Exército e da Polícia Militar Ambiental (MT) na operação Guardiões do Araguaia, no estado de Mato Grosso, na última sexta-feira (22/07), em atendimento à denúncia de desmatamento e transporte ilegal de madeiras da zona rural para a cidade de São José do Xingu, após constatação do ilícito ambiental, a equipe de fiscais aplicou cinco multas a um proprietário de terras, totalizando mais de 53 milhões de reais.

As autuações foram pelo descumprimento de embargo, por impedir a regeneração da vegetação nativa e retirada de material lenhoso. As áreas haviam sido autuadas pelo Ibama anteriormente e estavam sendo usadas para a criação de gado. No local, foram apreendidos dois tratores que estavam retirando madeiras, sendo um de esteira Caterpillar e um valmet 1280. Dos quase 50 mil hectares pertencentes à propriedade autuada, cerca de dez mil hectares encontram-se embargados.

Também, mediante denúncia, foi feito o levantamento do pátio de uma madeireira na referida cidade, onde foram constatadas irregularidades na venda e no estoque, sendo lavrados dois autos de infração, que totalizaram aproximadamente 250 mil reais e apreensões de 260 metros cúbicos de madeiras. Estas madeiras estão sendo utilizadas em obras sociais nos municípios de Confresa e Canarana. Somente no município de Confresa, já foram reformadas dez pontes pela equipe de engenharia do Exército Brasileiro com as madeiras apreendidas.

Fonte: Mirza Nóbrega / Ibama


 

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat