Quinta-feira, 20 de setembro de 2012 - 06h17
“Do prato ao lixo, do lixo ao prato”. O nome parece estranho, mas o objetivo é nobre. Localizada no Km 37,5 da RO-399, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Progresso, no distrito de Perobal-Vilhena, conta com a atitude ecológica da professora Neliane Grigório e de seus alunos há poucos meses, porém, com expressivos frutos, literalmente. O que antes era apenas grama em um terreno com baixa fertilidade, hoje dá lugar a verduras verdes e fresquinhas.
“Do prato ao lixo”, pelo fato da utilização de resíduos orgânicos para fertilização do solo. “Do lixo ao prato”, pois os resíduos são transformados e acabam voltando à mesa depois de ter nutrido o crescimento de outro alimento. Assim segue o projeto Horta Pedagógica, que começou em maio de 2012 com apoio de doações de esterco, madeiramento, mudas e cercamento do local. Na escola Progresso todos tem consciência de que é preciso mais investimentos na horta para não perder o que foi feito até agora, principalmente com a chegada do período de chuvas, como é explicado pelos técnicos da Emater de Vilhena, parceiros da ação.
Os alunos do 6º ao 9º anos participam diariamente das atividades de rega, areação do solo e limpeza, para aproveitarem o resultado do plantio na própria refeição rica em nutrientes oferecida na escola. Uma conquista importante, se levada em consideração também da prática pedagógica sobre todo o processo de obtenção dos alimentos plantados.
A intenção é justamente é essa: acompanhar o processo de produção, crescimento e aproveitamento do alimento, com a reflexão sobre a importância destes passos e da cadeia da vida em si. Uma verdadeira aula de Educação Ambiental na prática e ao ar livre. “Esse é uma forma de fazer com o que o aluno entenda o produto não só para alimentação, mas o seu surgimento, desenvolvimento e finalidades conscientes”, explica a professora Neliane, destacando que sem a cooperação dos demais professores da escola é impossível trabalhar pedagogicamente.
Trabalho em equipe e com temáticas próximas da realidade local como preceitos que estão incluídos pelo Ministério da Educação nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) ao destacar que temas transversais, como a própria Educação Ambiental, possam incentivar a prática educativa e a criação de uma visão global e abrangente da questão ambiental. E nesse quesito, a escola Progresso tem prestado atenção não só na teoria, mas na própria prática, como demonstra projetos deste empenho.
Os interessados em auxiliar a Horta Pedagógica da escola Progresso, no distrito de Perobal-Vilhena, podem entrar em contato com a professora Neliane nos telefones 8459-0648 e 3919-7007.
Fonte: Neliane Grigório, professora EEEF Progresso - Perobal/Vilhena
Fecomércio-RO convida a população para audiência pública sobre queimadas em Candeias do Jamari
O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio de Rondônia será parceiro da Prefeitura e da Câmara Municipal de Candeias do Jamari na realizaç
Com o lançamento da fase de resposta da Operação Verde Rondônia 2025 (OVR) nesta segunda-feira (2), o governador Marcos Rocha reafirma seu compromis
Rondônia se prepara para enfrentamento da estiagem de 2025
Rondônia está se aproximando do período de estiagem, o chamado “verão amazônico’’, que se estende de junho a novembro, onde as chuvas são escassas e a
Na manhã desta sexta-feira, 9 de maio, a comunidade de Nova Mutum Paraná se mobilizou em uma grande ação de cidadania e cuidado coletivo: o Mutirão