Porto Velho (RO) domingo, 23 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Granizo atinge bairros de Porto Velho, RO


A chuva que é “rara” em cair no mês de agosto na maior parte de Rondônia, precipitação de granizo é algo ainda mais incomum. No mínimo, os registros dos últimos 30 anos datam cinco eventos com granizo na capital de Rondônia.

Na tarde desta sexta-feira (01), dados de Meteorological Aerodrome Report (METAR) do aeroporto local não reportaram chuva, muito menos granizo, mas o fenômeno foi observado em outros bairros da cidade.

A precipitação foi rápida, segundo a Defesa Civil e em vários pontos sequer houve acúmulo de água. Rajadas de vento levaram poeira também, principalmente para áreas das Zonas Sul e Leste de Porto Velho.

O granizo não é comum de ser verificado com regularidade na região Amazônica, mas ocorre, principalmente, quando ocorre uma troca muito rápida de massas de ar e de parcelas de umidade.
No caso de Porto Velho, o ar seco e mais frio que diminuiu a temperatura nos últimos dias foi rapidamente substituído pelo ar muito quente e por uma carga maior de umidade que desceu do Amazonas.

 

Gente de Opinião

(Crédito da imagem: Arquivo/Alana Robert)

(Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia)

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat