Porto Velho (RO) domingo, 23 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Governo incentiva o plantio de florestas


Conforme explicou a titular da Sedam, Nanci Maria Rodrigues da Silva, o Decreto nº 15.933/2011 de 19/05/2011 e Instrução Normativa nº 01/Sedam de 30/05/2011 flexibilizou o corte das florestas plantadas ou de regeneração natural, que além de contribuir com a oferta legal de madeira, os plantios também cumprem uma função ambiental no seqüestro do carbono.

Outro instrumento que agilizou os processos de florestas plantadas foi à criação da Coordenadoria de Produção Sustentável no âmbito da Sedam. “Tomamos uma decisão acertada: incentivar e flexibilizar a liberação da floresta plantada”, garantiu Nanci Rodrigues, destacando também a parceria da Sedam com a Associação Rondoniense dos Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Arflora) e a Associação Rondoniense dos Engenheiros Florestais (AREF).

A produção de florestas plantadas é uma atividade altamente lucrativa e vem ampliando a base produtiva rural impulsionando a economia do Estado de Rondônia. O plantio de árvores para fins comerciais é um excelente negócio e o mais importante: é sustentável, porque beneficia aspectos econômicos, sociais e ambientais.

Fonte: Marilza Rocha – Sedam / Decom
 

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat