Sexta-feira, 9 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Governo estipula a base de cálculo para o ICMS Verde



O Governo do Estado publicou, no Diário Oficial, a fórmula para realizar o cálculo do ICMS Verde, a ser partilhado entre os 22 municípios acreanos. Com metade dos moradores do Estado e por ser o que mais arrecada, Rio Branco terá maior participação na partilha dos recursos deste incentivo fiscal, que tem por objetivo impulsionar a concorrência entre as prefeituras para que adotem práticas sustentáveis em suas cidades.

Regulamentado em junho do ano passado pelo governador Binho Marques, o ICMS Verde reserva 20% de toda a arrecadação deste imposto para recompensar financeiramente os gestores que atuem no sentido de fortalecer as unidades de conservação (UC), ou a criação de novas UCs. Também passam a receber mais as prefeituras que mais investirem em políticas ambientais.

E é com base na presença das UCs que o governo calcula quanto cada município receberá. Dois municípios não contam com nenhuma unidade de proteção ambiental em seus territórios: Senador Guiomard e Acrelândia. Ambos são os que tiveram suas terras mais impactadas pela atividade agropecuária. A participação deles no ICMS verde é a menor: 1,40%.

O governo dividiu o número de hectares das UCs (que inclui terras indígenas) de cada município pelo total de áreas protegidas do Estado para chegar ao coeficiente. Também levou-se em consideração o total de habitantes, o que justifica a Capital receber a partilha maior, mesmo não tendo uma única terra indígena em seu território.

Com quase 300 mil hectares de unidades de conservação, Xapuri será o segundo maior beneficiado, com 6,20%. As UCs tem um peso de 90% na base de cálculo, contra 10% das terras indígenas. De acordo com o secretário Eufram Amaral (Meio Ambiente), o ICMS Verde permite que os municí-pios que hoje recebem poucos repasses do imposto tradicional, passem a ter fatias maiores da divisão.

Como exemplo, ele cita Jordão e Marechal Thaumaturgo, que têm, entre terras indígenas e unidades de conservação, 305 mil e 754 mil hectares, respectivamente. Municípios que passam a ter queda na transferência podem se recuperar. É o caso da Capital, mas que vai contar com mais recursos quando a criação da Reserva Extrativista do Riozinho do Rola for homologada.

Atualmente, a divisão do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) é feita em 75% para o Estado e 25% para os municípios. Destes 25%, este ano o governo separou 4% para ser dividido levando em consideração o tributo verde. Até 2014 o governo chegará aos 20% dos 25% do que as prefeituras têm direito, tendo como base o ICMS Verde.

Fonte: Jornal A Gazeta do Acre / FABIO PONTES


 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 9 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

TCE de Rondônia cobra ações do Estado para evitar nova crise de queimadas em 2025

TCE de Rondônia cobra ações do Estado para evitar nova crise de queimadas em 2025

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) reuniu, nesta sexta-feira (2/5), autoridades estaduais para cobrar ações concretas e coordenadas

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e do Departamento de Proteção e Co

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament

Gente de Opinião Sexta-feira, 9 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)