Quinta-feira, 13 de janeiro de 2011 - 15h03
Bolívia - O coordenador do Lidema La Paz, René Baptista, informou que o derretimento das geleiras provocará um aumento da temperatura em La Paz, cerca de 0,3 graus Celsius por década, de modo que o impacto ambiental será sentida tanto na fauna quanto flora.
Ele disse que o desaparecimento de espécies animais e vegetais é um indicador desta mudança. Assim como o aparecimento de outras espécies, por exemplo, o mosquito nas terras altas.
No caso do Monte Chacaltaya - Baptista disse que "há 20 anos atrás era uma ilha de gelo, e agora, esta área foi reduzida para 50 metros quadrados, e perdeu a sua importância como fonte de abastecimento de água.
"De acordo com os indicadores, é uma geleira que não irá se recuperar como um glaciar. É uma tendência irreversível", disse ele.
No caso do Monte Illimani, estima-se que nos últimos 50 anos perdeu entre 40 a 50 por cento da sua massa de gelo, o processo que é intensificado pela falta de chuva. "A neve está diminuindo a uma média de mais de cinco metros por ano", disse Enlared.
Baptista disse que o Tuni Condorini, segundo algumas estimativas, tende a desaparecer antes de 2025.
Fonte: Eldeber com informações ANF
STF garante orçamento para proteção ambiental em Rondônia após atuação do MPRO
O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou, em decisão divulgada nesta quinta-feira (28/8), o Governo de Rondônia a abrir créditos extraordinários p
Inscrições para os prêmios Samuel Benchimol e Banco da Amazônia 2025 encerram dia 31
As inscrições da 21ª edição dos Prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente, estão abertas e se estendem a
Com o objetivo de fortalecer a conservação ambiental e a gestão sustentável dos recursos pesqueiros, o governo de Rondônia está realizando a primeir