Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Gaúchos comemoram a volta da chuva


Juliana Gomes
Zero Hora

A chuva finalmente caiu em algumas das áreas onde ela era mais necessária.

Regiões atingidas pela seca como o Noroeste, as Missões e o centro do Estado comemoraram neste fim de semana precipitações que, em alguns casos, foram de volume considerável. A trégua na estiagem renovou esperança, principalmente dos produtores de soja, em período de floração.

Na Região Central, choveu na maioria dos municípios. Em áreas de nova Nova Palma registraram-se 120mm no sábado.

— Em algumas regiões não choveu nada, mas, em média, o volume foi de 30mm a 40mm. Não dá para amenizar completamente a seca, mas deve melhorar as pastagens e a condição da soja, que está em desenvolvimento — comemorou o chefe do escritório da Emater em Nova Palma, Francisco Pozzer.

Em Santa Maria, choveu forte no fim da tarde de sábado e no início da tarde de ontem, para alegria do agricultor Clóvis Medina Coden, 57 anos. Até o fim da semana passada, ele previa perder seus 200 hectares de soja. Ontem, depois de 100mm de precipitação, a perspectiva era outra.

— Achei que não conseguiria pagar as contas. Agora, vai dar para quitar as dívidas e pensar no futuro. Agora dá para sorrir — contou.

Segundo o agrônomo da Emater Amauri Coracini, a chuva que atingiu o Noroeste desde quinta-feira representa uma esperança para a soja e as pastagens que começam a se restabelecer e representar ganho na alimentação dos animais.

— As perdas consolidadas não se alteram, mas a chuva traz a expectativa de melhorias para culturas como o milho, que ainda pode ser plantado, e os pomares, cujas frutas e hortaliças ganham novo vigor — explica Coracini.

Períodos sem chuva serão menores a partir de agora

Perto de áreas beneficiadas, contudo, houve municípios que não receberam chuva alguma, como Santa Margarida do Sul, perto de Santa Maria. A precipitação também foi quase nula em São Gabriel, onde os produtores projetam perda de 90% na safra do milho.

O alento é que, a partir de agora, o intervalo entre as chuvas deve diminuir. Entre segunda e quarta-feira, praticamente todo o Estado deve receber precipitações.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Vou estudar debaixo da árvore que plantei”: criança traduz o propósito do plantio que mira um Carnaval de carbono neutro

“Vou estudar debaixo da árvore que plantei”: criança traduz o propósito do plantio que mira um Carnaval de carbono neutro

A Ecoporé, instituição com 37 anos de história em Rondônia, e o Bloco Pirarucu do Madeira uniram forças em uma ação que redefine a relação entre as

De Rejeito a Recurso: Estudo sobre a Viabilidade do Condensado de Ar-Condicionado em Água Reutilizável

De Rejeito a Recurso: Estudo sobre a Viabilidade do Condensado de Ar-Condicionado em Água Reutilizável

Pesquisadores de Porto Velho-RO apresentam solução inovadora para reaproveitar água de ar-condicionado em prédios públicos, promovendo sustentabilid

Projeto ambiental do governo de RO resulta na soltura de 228 mil filhotes de tartaruga-da-Amazônia no Parque Estadual Corumbiara

Projeto ambiental do governo de RO resulta na soltura de 228 mil filhotes de tartaruga-da-Amazônia no Parque Estadual Corumbiara

Com o objetivo de fortalecer a preservação das espécies nativas da região amazônica e garantir a biodiversidade, 228 mil filhotes de tartarugas-da A

Soltura de Quelônios no vale do Guaporé

Soltura de Quelônios no vale do Guaporé

Há cerca de 39 anos atrás um Quilombola, nascido no Vale do Guaporé, preocupado com o possível extermínio dos Quelônios (Tracajás, Tartarugas e outr

Gente de Opinião Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)