Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Fumaça fecha o céu em Corumbá (MS)



As queimadas e a baixa umidade relativa do ar deixaram a cidade de Corumbá, na região do Pantanal, encoberta pela fumaça nesta quarta-feira. O Corpo de Bombeiros já contabilizou 129 focos de incêndio em todo o mês de agosto. Hoje, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a umidade deve chegar a níveis críticos no município, em torno de 15%. Durante a noite, o calor é amenizado por uma leve queda de temperatura, mas a sensação de insuficiência respiratória é a mesma durante o dia e a noite.

Os focos de queimada não param de aparecer tanto na área urbana quanto na Estrada Parque, que dá acesso ao município. Os comerciantes estão animados com o consumo de produtos como sucos e refrigerantes, o que resultou, segundo eles, num aumento de 30% nas vendas. O vendedor Élio Moreira chegou a inventar um suco conhecido como "Antigripal", que tem feito sucesso na cidade, já que é rico em vitamina C e previne doenças corriqueiras desta época do ano, como gripes e resfriados.

"A venda deste suco é um sucesso. Por dia vendemos mais de 30 jarras", detalhou em contato com o Diário Corumbaense. A salgadeira Maysa da Silva, 46 anos, reclamou dos efeitos do clima seco.

"Olhamos para o céu e só vemos fumaça. Não conseguimos nem enxergar o rio Paraguai. A fumaça encobre tudo. Nesta última semana tenho sofrido bastante, pois sinto meu nariz arder, meus olhos ficam vermelhos e também ardem, é uma situação que não há muito que fazer", observou. Maysa tem cinco filhos e contou alguns segredos para driblar a sensação de dificuldade para respirar e calor.

"No quarto das crianças estamos colocando baldes com água e toalhas molhadas.

Ao amanhecer, as toalhas estão totalmente secas. Não exageramos no ventilador porque sei que eles correm o risco de ficar com alguma doença respiratória", enfatizou. No pronto socorro municipal, o movimento aumentou muito nos últimos dias. A maioria dos atendimentos é feito a crianças e idosos, explicou clínico-geral Paulo Vinícius Boza.

"O atendimento no mês de agosto dobrou. A maioria dos pacientes é de crianças e idosos. É comum que nessa época de seca as pessoas com problemas respiratórios apresentem sintomas. São centenas de pessoas atendidas diariamente", revelou. Como principal cuidado, o médico Paulo Boza orienta a hidratação. "O melhor remédio é a água. Corumbá é uma cidade muito quente e as pessoas devem se hidratar ao máximo", reforçou. A dona de casa Maria Helena Alvez da Silva, 28 anos, moradora do loteamento Pantanal, diz que precisa limpar a casa a todo momento, pois dois de seus três filhos têm problemas respiratórios.

"Não posso deixar a casa muito aberta por causa da poeira e da fumaça. Moro no Loteamento Pantanal e todos os dias alguém coloca fogo em lixo e a região fica cheia de fumaça", contou. O pior é que o quadro não deve se alterar tão cedo. Hoje, a temperatura máxima em Corumbá poderá chegar aos 38°C e não há previsão de chuvas até pelo menos 5 de setembro.

(Fonte: De olho no tempo, com informações Aquidauana News)

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPRO discute prevenção a incêndios e possíveis impactos do super El Niño em Rondônia durante reunião no TCE

MPRO discute prevenção a incêndios e possíveis impactos do super El Niño em Rondônia durante reunião no TCE

Os possíveis impactos do fenômeno climático Super El Niño em 2026 e as estratégias de prevenção, combate e resposta a incêndios florestais e eventos

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental

Manaus foi palco, nesta terça-feira (09/06), do lançamento da obra coletiva que documenta a atuação da Defensoria Pública na Conferência das Nações

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho

Estudos realizados pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e demais órgãos de monitoramento climático apontam

Na Semana do Meio Ambiente, governo de RO promove ações integradas de conscientização ambiental em Porto Velho

Na Semana do Meio Ambiente, governo de RO promove ações integradas de conscientização ambiental em Porto Velho

A Semana do Meio Ambiente segue reunindo uma série de ações voltadas à conscientização ambiental e à preservação dos recursos naturais em diferentes

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)