Sexta-feira, 7 de maio de 2010 - 05h11
O segundo evento de friagem de 2010 promete derrubar as temperaturas no sul da Amazônia nos próximos dias. Em Rondônia, a mínima pode chegar a 10°C na região de Vilhena entre segunda e quarta-feira. Outra friagem, a terceira do ano, poderá derrubar mais uma vez as temperaturas a partir do dia 18 de maio.
Daniel Panobianco - O tempo vai mudar bruscamente neste final de semana em boa parte do Brasil e também no sul da Amazônia, onde uma frente fria vem acompanhada de uma forte onda de ar frio, a mais forte do ano, por enquanto.
O sistema de alta pressão tem deslocamento de inicio mais continental, com fluxo de ar frio penetrando diretamente pela calha dos rios Paraguai e Guaporé, o que facilitará a penetração de ar gelado até o sul do Amazonas. O vento, já muda de direção, de noroeste, para sudoeste, com rajadas fortes na noite de domingo no sul e oeste de Rondônia.
Desta vez, a friagem é intensa e as temperaturas máximas também ficarão baixas na região da Chapada dos Parecis, não passando de 24°C na região de Vilhena, no domingo, Dia das Mães.
Nas demais cidades de Rondônia a temperatura também deverá cair, com previsão de um ar mais fresco até mesmo na capital Porto Velho, última localidade a ser afetada por ar polar em Rondônia.
Os modelos de previsão numérica ainda divergem quanto as temperaturas previstas, mas no geral prevê-se mínima de até 10°C ou inferior a este valor na região de Vilhena, no sul rondoniense.
Para as regiões de Cacoal, Rolim de Moura e Costa Marques, a previsão é de mínimas entre 13°C e 15°C entre segunda e quarta-feira e nas áreas de Ji-Paraná, Ariquemes e Porto Velho, as mínimas no mesmo período poderão oscilar entre 15°C e 17°C.
Outro pulso polar - já evidenciado pelos modelos numéricos - poderá atingir o sul da Amazônia a partir de 18 de maio, podendo ser mais forte ainda.
(Fonte: De olho no tempo)
De olho no tempo – Meteorologia
O Instituto Amazônia+21 e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) formalizaram, na tarde desta quinta-feira, 11, um acordo de
O governo de Rondônia realizou a primeira edição da pesca manejada de 2025 no Rio Cautário, alcançando resultados expressivos. Entre os dias 15 de a
O Ministério Público Federal (MPF), em conjunto com o Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), obteve uma vitória judicial que obriga a conc
STF garante orçamento para proteção ambiental em Rondônia após atuação do MPRO
O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou, em decisão divulgada nesta quinta-feira (28/8), o Governo de Rondônia a abrir créditos extraordinários p