Sábado, 29 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Friagem derruba temperatura em Rondônia; Vilhena registra 13°C


   
Com a entrada do ar frio polar, rajadas de vento ocorreram em todo o Estado aumentando ainda mais a sensação de frio.

Daniel Panobianco – A previsão de uma brusca mudança nas condições meteorológicas feitas pelo GPT (Grupo de Previsão de Tempo) do CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) confirmou-se neste sábado em Rondônia. A entrada do sistema frontal, com o ar polar em sua retaguarda provocou uma mudança no tempo, principalmente com relação à intensificação do vento do quadrante sul e da queda acentuada das temperaturas no sul, centro e oeste do Estado.

O 7° (sétimo) fenômeno da friagem de 2008 em solo rondoniense produziu uma tarde bastante agradável no Cone Sul. Em Vilhena, a temperatura máxima no sábado observada na estação automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), no centro da cidade, foi de apenas 23,2°C às 12 horas (local).

Na manhã deste domingo, as mínimas observadas em todas as regiões estiveram mais baixas que o habitual. Na mesma estação automática do INMET em Vilhena, a mesma chegou a 13°C às 7 horas (local). Já na estação da REDEMET (Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica) do aeroporto local, a mínima foi de 14°C.

Em Cacoal, o amanhecer foi de temperaturas mais brandas, com mínima de 17,1°C na estação automática do INMET. 

Em Ji-Paraná, a estação do SIVAM (Sistema de Vigilância da Amazônia) e outra no Centro da cidade acusaram 17°C de mínima. 

Em Ariquemes, a menor temperatura atingiu 18,6°C às 7 horas (local) na estação automática do INMET. 

Na cidade de Guajará-Mirim, a mínima chegou a 17°C no aeroporto local. 

Em Porto Velho, a estação automática do INMET, na Zona Sul, registrou a maior temperatura mínima do Estado, com 21,2°C. Como os ventos sopraram com intensidade do quadrante sul, a sensação foi de vários graus abaixo da realidade.

Na noite de sábado, a chuva caiu com força no norte do município de Porto Velho. Dados de METAR do Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira de Oliveira reportaram rajadas de vento de 33,3 km/h e precipitação de 44 milímetros.

Dados: INMET – REDEMET – SIVAM
Fonte: De olho no tempo
 

Gente de OpiniãoSábado, 29 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CACB apresenta Agenda Empresarial 2030 com participação do Sebrae em Rondônia nas iniciativas regionais

CACB apresenta Agenda Empresarial 2030 com participação do Sebrae em Rondônia nas iniciativas regionais

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) apresentou em Belém (PA), durante a 30ª Conferência das Partes (COP30), a

COP30 é encerrada com o Pacote de Belém aprovado por 195 países

COP30 é encerrada com o Pacote de Belém aprovado por 195 países

A COP30 chegou ao fim neste sábado, 22 de novembro, com a aprovação por 195 países do Pacote de Belém (PA). As 29 decisões aprovadas por consenso

Centro Integrado de Proteção ambiental da Amazônia Legal é criado durante a COP30

Centro Integrado de Proteção ambiental da Amazônia Legal é criado durante a COP30

Foi apresentado durante a COP30, um projeto de criação do Centro Integrado de Proteção ambiental da Amazônia Legal. Com esse centro, a ideia é ter u

Porto Velho atrai investimentos internacionais na maior Conferência para o Clima do mundo

Porto Velho atrai investimentos internacionais na maior Conferência para o Clima do mundo

Porto Velho aproveita a COP30, em Belém do Pará, para ocupar espaço nas discussões globais sobre clima e acelerar a busca por investimentos. A conferê

Gente de Opinião Sábado, 29 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)