Domingo, 7 de setembro de 2008 - 16h47
Com a entrada do ar frio polar, rajadas de vento ocorreram em todo o Estado aumentando ainda mais a sensação de frio.
Daniel Panobianco A previsão de uma brusca mudança nas condições meteorológicas feitas pelo GPT (Grupo de Previsão de Tempo) do CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) confirmou-se neste sábado em Rondônia. A entrada do sistema frontal, com o ar polar em sua retaguarda provocou uma mudança no tempo, principalmente com relação à intensificação do vento do quadrante sul e da queda acentuada das temperaturas no sul, centro e oeste do Estado.
O 7° (sétimo) fenômeno da friagem de 2008 em solo rondoniense produziu uma tarde bastante agradável no Cone Sul. Em Vilhena, a temperatura máxima no sábado observada na estação automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), no centro da cidade, foi de apenas 23,2°C às 12 horas (local).
Na manhã deste domingo, as mínimas observadas em todas as regiões estiveram mais baixas que o habitual. Na mesma estação automática do INMET em Vilhena, a mesma chegou a 13°C às 7 horas (local). Já na estação da REDEMET (Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica) do aeroporto local, a mínima foi de 14°C.
Em Cacoal, o amanhecer foi de temperaturas mais brandas, com mínima de 17,1°C na estação automática do INMET.
Em Ji-Paraná, a estação do SIVAM (Sistema de Vigilância da Amazônia) e outra no Centro da cidade acusaram 17°C de mínima.
Em Ariquemes, a menor temperatura atingiu 18,6°C às 7 horas (local) na estação automática do INMET.
Na cidade de Guajará-Mirim, a mínima chegou a 17°C no aeroporto local.
Em Porto Velho, a estação automática do INMET, na Zona Sul, registrou a maior temperatura mínima do Estado, com 21,2°C. Como os ventos sopraram com intensidade do quadrante sul, a sensação foi de vários graus abaixo da realidade.
Na noite de sábado, a chuva caiu com força no norte do município de Porto Velho. Dados de METAR do Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira de Oliveira reportaram rajadas de vento de 33,3 km/h e precipitação de 44 milímetros.
Dados: INMET REDEMET SIVAM
Fonte: De olho no tempo
Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Soltura de Quelônios no vale do Guaporé
Há cerca de 39 anos atrás um Quilombola, nascido no Vale do Guaporé, preocupado com o possível extermínio dos Quelônios (Tracajás, Tartarugas e outr

Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha “Folião Vira Árvore” no IFRO Calama
A Ecoporé realiza nesta sexta-feira, 5 de dezembro, com concentração às 15h, no IFRO Campus Calama, o segundo mutirão de plantio da campanha Para

Prefeitura destaca ação dos Caiaqueiros que recolheram resíduos no rio Madeira
Durante a Agrotec 2025, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, os Caiaqueiros que participaram da corrida de voadeiras também realizaram uma ação am

A ação Somos Todos Guaporé realizou mais uma expedição de limpeza no Rio Guaporé, em Pimenteiras do Oeste (RO), entre os dias 23 e 28 de novembro. A
Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)