Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Friagem derruba temperatura em Rondônia; Vilhena registra 13°C


   
Com a entrada do ar frio polar, rajadas de vento ocorreram em todo o Estado aumentando ainda mais a sensação de frio.

Daniel Panobianco – A previsão de uma brusca mudança nas condições meteorológicas feitas pelo GPT (Grupo de Previsão de Tempo) do CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) confirmou-se neste sábado em Rondônia. A entrada do sistema frontal, com o ar polar em sua retaguarda provocou uma mudança no tempo, principalmente com relação à intensificação do vento do quadrante sul e da queda acentuada das temperaturas no sul, centro e oeste do Estado.

O 7° (sétimo) fenômeno da friagem de 2008 em solo rondoniense produziu uma tarde bastante agradável no Cone Sul. Em Vilhena, a temperatura máxima no sábado observada na estação automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), no centro da cidade, foi de apenas 23,2°C às 12 horas (local).

Na manhã deste domingo, as mínimas observadas em todas as regiões estiveram mais baixas que o habitual. Na mesma estação automática do INMET em Vilhena, a mesma chegou a 13°C às 7 horas (local). Já na estação da REDEMET (Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica) do aeroporto local, a mínima foi de 14°C.

Em Cacoal, o amanhecer foi de temperaturas mais brandas, com mínima de 17,1°C na estação automática do INMET. 

Em Ji-Paraná, a estação do SIVAM (Sistema de Vigilância da Amazônia) e outra no Centro da cidade acusaram 17°C de mínima. 

Em Ariquemes, a menor temperatura atingiu 18,6°C às 7 horas (local) na estação automática do INMET. 

Na cidade de Guajará-Mirim, a mínima chegou a 17°C no aeroporto local. 

Em Porto Velho, a estação automática do INMET, na Zona Sul, registrou a maior temperatura mínima do Estado, com 21,2°C. Como os ventos sopraram com intensidade do quadrante sul, a sensação foi de vários graus abaixo da realidade.

Na noite de sábado, a chuva caiu com força no norte do município de Porto Velho. Dados de METAR do Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira de Oliveira reportaram rajadas de vento de 33,3 km/h e precipitação de 44 milímetros.

Dados: INMET – REDEMET – SIVAM
Fonte: De olho no tempo
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

EcoCast: série especial discute os desafios e oportunidades do mercado de carbono no Brasil

EcoCast: série especial discute os desafios e oportunidades do mercado de carbono no Brasil

Você sabe o que são os famosos créditos de carbono? E como eles funcionam, você sabe? Na série especial “Carbono: desafios e oportunidades” recebemos

Inovação e Sustentabilidade em Rondônia: UNIR e Eletrogoes Avançam na Pesquisa Florestal

Inovação e Sustentabilidade em Rondônia: UNIR e Eletrogoes Avançam na Pesquisa Florestal

O Grupo de Pesquisa de Recuperação de Ecossistemas e Produção Florestal, coordenado pelas Dra. Kenia Michele de Quadros e Dra. Karen Janones da Roch

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pau-de-balsa é uma espécie florestal nativa da Amazônia e já é utilizada de forma artesanal na Colômbia para extração de ouro.Agora, cinco instituiçõ

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Neste ano em que completa 35 anos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) comemora o impacto do trabalho

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)