Segunda-feira, 17 de julho de 2017 - 18h55

A frente fria, sinalizada há dias por simulações numéricas, avançou com rapidez entre a noite de domingo (16) e a madrugada desta segunda-feira (17) pelo interior da América do Sul impactando imediatamente regiões do Brasil.
O sistema frontal, que às 21 horas (Brasília) de domingo atuava entre o sul da Bolívia e o nordeste de Santa Catarina, já impactando o sudoeste e sul de Mato Grosso do Sul, horas após já havia chegado ao sul de Rondônia configurando a sexta friagem do ano na Amazônia.


As temperaturas despencaram a tal ponto, que a temperatura máxima do dia foi registrada logo na primeira hora deste segunda-feira e logo após, a queda foi livre e intensa.
Muitos moradores, que ainda não sentiram os efeitos do sistema frontal, estão bem próximos de outros municípios, onde faz muito frio.
No estado do Paraná, por exemplo, às 11 horas (Brasília), a estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou apenas 13°C em Maringá e em Londrina, município com apenas 79 quilômetros de distância (em linha reta), dados de Meteorological Aerodrome Report (METAR) do Aeroporto Estadual “Governador José Richa” reportaram 24°C de temperatura, ou seja, mais de 10°C de diferença em menos de 100 quilômetros.
Mato Grosso, enquanto a capital Cuiabá tinha mínima de 13,7°C às 11 horas, Sorriso, município distante (em linha reta) 341 quilômetros, tinha temperatura de 26,3°C. Os dados também são de estações do Inmet.
Em Mato Grosso do Sul, outras estações do Inmet indicaram, no mesmo horário, temperatura de apenas 10,4°C em São Gabriel do Oeste e 24,8°C em Paranaíba. A distância entre os dois pontos de observação do Inmet (em linha reta) é de 358 quilômetros.
Em Rondônia, duas estações do Inmet registraram, no mesmo horário, diferença de temperatura. Enquanto Vilhena tinha apenas 16,3°C, Cacoal, distante 208 quilômetros (em linha reta) estava com 24,9°C.
As simulações numéricas indicam que o ar polar avançará com força pelo Centro-Oeste e partes do Sudeste e do sul da Região Norte nas próximas horas, onde deve esfriar muito também no Acre, Goiás e São Paulo.

(Crédito das imagens: Arquivo/Marco Favero/Agência RBS – Reprodução/Cptec/Inpe - Reprodução/Inmet)
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia
O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente
O Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República Gabriel de Amorim, com atuação na área ambiental, participou hoje (31

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), através dos Serviços Básicos, vem ampliando o uso das ecoba

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas
Oito organizações de movimentos ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na quarta-feira (22) com ação na Justiça Fede
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)