Porto Velho (RO) sexta-feira, 15 de janeiro de 2021
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Fórum Amazônia+21 termina consolidando caminhos para o desenvolvimento sustentável da região


Fórum Amazônia+21 termina consolidando caminhos para o desenvolvimento sustentável da região - Gente de Opinião

Durante três dias, o Fórum Mundial Amazônia+21 reuniu de forma virtual 110 painelistas, 120 instituições e representantes de 18 governos estaduais. As palestras foram transmitidas para milhares de pessoas, de forma online e gratuita, numa iniciativa inédita que atendeu a todas as recomendações do Ministério da Saúde para a realização de um evento desse porte durante a pandemia.

“O momento que vivemos mostrou que é ainda mais importante falar sobre a sustentabilidade e apontar caminhos para o desenvolvimento da região amazônica, tão importante para o Brasil e para o mundo”, considerou o coordenador de conteúdo do evento, Marcos Mueller Schlemm.

Para ele, ao transgredir os limites da natureza “o homem, em sua arrogância, acabou passando dos limites e fazendo surgir ameaças como o coronavírus”.  Por isso, discutir uma nova relação com a natureza é tão fundamental.

“Ações que devem ser colocadas em práticas para garantir um movimento mais sustentável foram discutidas durante o evento e devem permanecer sendo abordadas. O Fórum não se encerra no evento”, disse Schlemm.

Os conteúdos abordados, que podem ser acessados no site do evento, estão relacionados principalmente com a diversidade e riqueza da Amazônia, com a ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável; com o conhecimento sobre os saberes da floresta e sobre a Amazônia; com a visibilidade às iniciativas, projetos e novos negócios e com a necessidade de transformar protegendo o bioma amazônico.

 

Próximos passos

 

O presidente da Federação das Indústrias de Rondônia (FIERO) e da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho, Marcelo Thomé, que também é coordenador do Fórum Mundial Amazônia + 21, salienta que os próximos passos serão estruturar todo o conhecimento produzido durante o evento.

“Vamos dar uma devolutiva formal para a sociedade sobre os resultados do Fórum e apresentar um Plano de Trabalho com projetos e ações de curto, médio e longo prazo”, disse Thomé.  Além disso, devem ser publicados cadernos setoriais ligados à bioeconomia e à Amazônia, tendo como base os conteúdos debatidos no evento, conforme ele ressaltou.

O diretor técnico da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho, Armando Moreira Filho, reforça que os organizadores se comprometeram a entregar um fórum com diálogos de alto nível, sem posicionamento ideológico e aberto para ouvir a sociedade civil e representantes das iniciativas pública e privada. E foi isso que aconteceu. A gente encerra um ciclo e começa outro”, enfatizou.

Armando reforçou que a continuidade de diálogos dependerá da convergência e do empenho de todos.  Além de transformar a discussão realizada nos últimos três dias em um diálogo permanente, os organizadores já começam a preparar o próximo evento, que deve acontecer em 2022.

 

Amazônia+21

 

O Fórum Amazônia+21 é uma iniciativa para mapear perspectivas e buscar soluções para temas relacionados ao desenvolvimento da região e melhoria da qualidade de vida dos mais de 20 milhões de cidadãos que vivem na Amazônia Legal.

O evento é uma realização da FIERO, prefeitura de Porto Velho, através da ADPVH, com correalização da CNI e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Todas as palestras estão gravadas no canal do Youtube da CNI, e a cobertura completa de todos os debates pode ser acompanhada na página do Amazônia+21.

Mais Sobre Meio Ambiente

Aprovado Projeto da vereadora Márcia Socorristas Animais que propõe castração como item obrigatório em Porto Velho

Aprovado Projeto da vereadora Márcia Socorristas Animais que propõe castração como item obrigatório em Porto Velho

“É indescritível a alegria que estou sentido com esse resultado. Esse projeto promete ser um divisor de águas para a melhoria da qualidade de vida dos

5 COBRAS GIGANTES CAPTURADAS - PARTE 2

5 COBRAS GIGANTES CAPTURADAS - PARTE 2

A palavra cobra ou serpente já é o suficiente para assustar muitas pessoas, e se tratando desses répteis devemos tomar muito cuidado. Alguns desses

5 COBRAS GIGANTES CAPTURADAS PARTE 1

5 COBRAS GIGANTES CAPTURADAS PARTE 1

Existem centenas de espécies de cobras pelo mundo, porem algumas espécies, cresceram, muito, e muitas dessas cobras gigantes acabaram sendo capturad

Projeto ambiental apoiado pelo Grupo Rovema bate novo recorde

Projeto ambiental apoiado pelo Grupo Rovema bate novo recorde

O Projeto Quelônios do Guaporé, que o Grupo Rovema é um dos patrocinadores desde 2015, tem como objetivo a proteção de tartarugas e tracajás na Amaz