Quarta-feira, 28 de julho de 2010 - 08h06
Daniel Panobianco - O tempo vai virar mais uma vez em boa parte do Brasil nos próximos dias; Pelo menos é o que sugere, a grande maioria dos modelos de previsão numérica, que são os supercomputadores que fazem os cálculos da previsão de tempo.
Duas fortes incursões polares deverão penetrar continente adentro provocando brusca mudança nas condições meteorológicas no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil, com a sétima friagem de 2010 em Rondônia, Acre, Amazonas e sul do Pará.
A primeira massa de ar polar chega ao Rio Grande do Sul já no domingo (01/08) à noite provocando acentuada queda de temperatura. Rapidamente, o ar frio escoará continente adentro derrubando as temperaturas também em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e países como Paraguai e Bolívia. O núcleo projetado para este primeiro pulso, no entanto, não deve ser expressivo, com máximo de 1028 hPa (hectopascais) no centro-leste da Argentina, na segunda-feira (02/08).
A partir de quarta-feira (04/08), um segundo pulso de ar frio, desta vez muito expressivo, irá escoar rapidamente pela calha dos rios Paraguai, Paraná, Guaporé e Mamoré favorecendo um declínio surreal dos termômetros até a Amazônia.
Mais uma vez, os modelos indicam intenso resfriamento em Mato Grosso do Sul, Estado que já acumula um prejuízo de mais de R$ 3 milhões com a morte de animais, em virtude das baixas temperaturas das últimas semanas.
Mato Grosso, Rondônia e Acre também deverão ser novamente atingidos pela intensa onda de frio e novos recordes em temperatura mínima poderão ser quebrados com a configuração da sétima friagem de 2010, podendo o recorde de frio na Região Norte, que é de 7,6°C observado no dia 17 de julho em Vilhena, sul rondoniense, ser quebrado.
Desta vez, além de congelar o oeste do Brasil, a nova onda de frio irá conseguir finalmente penetrar no Sudeste, onde em São Paulo geadas são estimadas por alguns modelos entre quinta e sábado (05 e 07/08).
Dados: CPTEC/INPE - Wyoming - Weather Underground
(Fonte: De olho no tempo)
Na manhã desta sexta-feira, 9 de maio, a comunidade de Nova Mutum Paraná se mobilizou em uma grande ação de cidadania e cuidado coletivo: o Mutirão
TCE de Rondônia cobra ações do Estado para evitar nova crise de queimadas em 2025
O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) reuniu, nesta sexta-feira (2/5), autoridades estaduais para cobrar ações concretas e coordenadas
Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e do Departamento de Proteção e Co
Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala