Porto Velho (RO) domingo, 23 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Fluxo de umidade traz chuvas a Rondônia, diz Sipam



O avanço de uma frente fria pelo sul do país e o fluxo de umidade do norte da Amazônia em direção ao centro-sul do Brasil aumentaram a umidade em boa parte de Rondônia neste início de semana. Segundo a Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), as chuvas que caíram sobre Porto Velho nesta segunda-feira (30) foram reflexo do forte calor somado a este aumento da umidade, que deixam nuvens carregadas e provocam pancadas.

Até quarta-feira, o tempo varia de claro a parcialmente nublado em todas as áreas do estado, com bons períodos de sol forte. Há previsão de pancadas de chuva e trovoadas em áreas isoladas de toda a faixa norte e oeste do estado, que inclui a capital e cidades como Ariquemes, Machadinho do Oeste, Nova Mamoré, Guajará-Mirim e Costa Marques.

Na região central do estado também pode chover entre a tarde e a noite nesta terça, porém, de forma rápida e isolada. Já o cone sul continua sob influência da intensa massa de ar seco que atua sobre todo o centro-oeste do Brasil, por isso, não há previsão de chuva para as cidades da região. As temperaturas continuam altas, com máximas acima de 35ºC na maior parte das cidades.

Embora amenizem o tempo seco e a ocorrência de queimadas, o atual aumento de umidade e a ocorrência de chuvas isoladas ainda não significam a chegada da estação chuvosa. Segundo José Carvalho, chefe da Divisão de Meteorologia do Sipam, a previsão climatológica ainda indica atraso na chegada das chuvas nesse ano. “Somente no final de setembro perceberemos o aumento gradual das chuvas, por enquanto, a umidade ainda voltará a cair nos próximos dias”, explica.

Fonte: Vanessa Ibrahim
 

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat