Sexta-feira, 26 de novembro de 2010 - 15h18
Realizado pela Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem (Senar), O curso de fabricação de produtos de higiene e limpeza contou com 14 mulheres do Projeto de Assentamento Joana D’Arc II. Distante, aproximadamente 100 quilômetros da capital Porto Velho, Joana D’Arc vem recebendo diversas ações de promoção de seus direitos e atividades que resultem em qualidade de vida e geração de renda.
Localizada nas proximidades da construção da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, a comunidade já recebeu o Projeto Joana D’Arc e Cidadania, que ofereceu acesso a diversos serviços essenciais como: emissão de documentos, abertura de conta bancária, orientações de saúde e primeiros socorros, além de serviços de tratamento de beleza.
Com orientação dos técnicos da Emater a comunidade vem construindo um Plano de Recuperação de Assentamento (PRA) com a finalidade de descobrir a real vocação da região. Paralelamente são realizados cursos com o objetivo de oferecer novas alternativas à comunidade.
Com o curso de fabricação de produtos de higiene e limpeza, monitorado pela extensionista social Luzia Duarte, as mulheres terão oportunidade de melhorar suas condições de vida e aumentar a renda familiar. “Além de obter lucro com a venda desses produtos no assentamento, há uma melhora também nas condições de higiene da própria comunidade”, diz Luzia.
Já, para as participantes, a partir do momento em que aprendem a fabricar os próprios produtos, não há mais necessidade de comprá-lo, gerando uma economia nos gastos domésticos.
Fonte: Wania Ressutti - DRT-959/RO
Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Soltura de Quelônios no vale do Guaporé
Há cerca de 39 anos atrás um Quilombola, nascido no Vale do Guaporé, preocupado com o possível extermínio dos Quelônios (Tracajás, Tartarugas e outr

Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha “Folião Vira Árvore” no IFRO Calama
A Ecoporé realiza nesta sexta-feira, 5 de dezembro, com concentração às 15h, no IFRO Campus Calama, o segundo mutirão de plantio da campanha Para

Prefeitura destaca ação dos Caiaqueiros que recolheram resíduos no rio Madeira
Durante a Agrotec 2025, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, os Caiaqueiros que participaram da corrida de voadeiras também realizaram uma ação am

A ação Somos Todos Guaporé realizou mais uma expedição de limpeza no Rio Guaporé, em Pimenteiras do Oeste (RO), entre os dias 23 e 28 de novembro. A
Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)