Sexta-feira, 26 de novembro de 2010 - 15h18
Realizado pela Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem (Senar), O curso de fabricação de produtos de higiene e limpeza contou com 14 mulheres do Projeto de Assentamento Joana D’Arc II. Distante, aproximadamente 100 quilômetros da capital Porto Velho, Joana D’Arc vem recebendo diversas ações de promoção de seus direitos e atividades que resultem em qualidade de vida e geração de renda.
Localizada nas proximidades da construção da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, a comunidade já recebeu o Projeto Joana D’Arc e Cidadania, que ofereceu acesso a diversos serviços essenciais como: emissão de documentos, abertura de conta bancária, orientações de saúde e primeiros socorros, além de serviços de tratamento de beleza.
Com orientação dos técnicos da Emater a comunidade vem construindo um Plano de Recuperação de Assentamento (PRA) com a finalidade de descobrir a real vocação da região. Paralelamente são realizados cursos com o objetivo de oferecer novas alternativas à comunidade.
Com o curso de fabricação de produtos de higiene e limpeza, monitorado pela extensionista social Luzia Duarte, as mulheres terão oportunidade de melhorar suas condições de vida e aumentar a renda familiar. “Além de obter lucro com a venda desses produtos no assentamento, há uma melhora também nas condições de higiene da própria comunidade”, diz Luzia.
Já, para as participantes, a partir do momento em que aprendem a fabricar os próprios produtos, não há mais necessidade de comprá-lo, gerando uma economia nos gastos domésticos.
Fonte: Wania Ressutti - DRT-959/RO
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, formalizou na quarta-feira (9), uma nova frente de atuação no enfrentamento às queimadas no estado. Por meio
Dificuldade de acesso à água contaminada, agravada pela seca severa e pela ausência de infraestrutura básica, afetando as comunidades ribeirinhas de
Com o avanço da seca e das altas temperaturas típicas da estiagem na Amazônia, os riscos de queimadas aumentam em todo o estado. Para lidar com esse
ESTIAGEM 2025: governo de RO abre inscrição para contratação de brigadistas
O governo de Rondônia abriu nesta segunda-feira (7), processo seletivo de contratação de brigadistas que irão reforçar a atuação do Corpo de Bombeir