Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Excesso de chuva eleva nível dos principais rios de MT


Estações telemétricas operadas pela ANA indicaram na manhã desta segunda-feira, uma elevação nos principais rios que cortam o Estado.

Em Cotriguaçú, o nível do rio Juruena está com 9,53 metros, sendo que o limite para enchente é de 9,37 metros.

Em Sinop, o nível do rio Teles Pires não baixa além do seu valor máximo para enchente há 15 dias marcando hoje 14,27 metros, além dos 14,01 metros, limite para a cota de extravasamento.

Em Alta Floresta, o mesmo rio está com 1,37 metros em outra estação da ANA, onde segundo o Corpo de Bombeiros local, pelo menos 100 famílias ribeirinhas já foram atingidas.

Em Aripuanã, o Teles Pires está com 8,16 metros, também acima do nível máximo para enchente que é de 7,94 metros.

No leste do Estado, várias estradas desapareceram com a cheia do rio Atelchu, que está com 6,12 metros, acima dos 5,93 metros considerados como o limite para enchente.

Já na região do Pantanal, em Poconé, o nível do rio Cuiabá está com 6,79 metros, também acima dos 4,57 metros da cota de alerta para alagamentos. Em Cuiabá, o mesmo rio está com 3,57 metros, abaixo ainda da cota de alerta para enchente que é de 5,75 metros.

Já no centro-sul do Estado, o rio Vermelho está transbordando em vários pontos de Rondonópolis, onde fazendas inteiras já foram tomadas pelas águas, além de algumas comunidades ribeirinhas.

(Fonte: De olho no tempo - Meteorologia)
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia

O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente

O Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República Gabriel de Amorim, com atuação na área ambiental, participou hoje (31

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), através dos Serviços Básicos, vem ampliando o uso das ecoba

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas

Oito organizações de movimentos ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na quarta-feira (22) com ação na Justiça Fede

Gente de Opinião Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)