Segunda-feira, 30 de janeiro de 2012 - 14h30
Estações telemétricas operadas pela ANA indicaram na manhã desta segunda-feira, uma elevação nos principais rios que cortam o Estado.
Em Cotriguaçú, o nível do rio Juruena está com 9,53 metros, sendo que o limite para enchente é de 9,37 metros.
Em Sinop, o nível do rio Teles Pires não baixa além do seu valor máximo para enchente há 15 dias marcando hoje 14,27 metros, além dos 14,01 metros, limite para a cota de extravasamento.
Em Alta Floresta, o mesmo rio está com 1,37 metros em outra estação da ANA, onde segundo o Corpo de Bombeiros local, pelo menos 100 famílias ribeirinhas já foram atingidas.
Em Aripuanã, o Teles Pires está com 8,16 metros, também acima do nível máximo para enchente que é de 7,94 metros.
No leste do Estado, várias estradas desapareceram com a cheia do rio Atelchu, que está com 6,12 metros, acima dos 5,93 metros considerados como o limite para enchente.
Já na região do Pantanal, em Poconé, o nível do rio Cuiabá está com 6,79 metros, também acima dos 4,57 metros da cota de alerta para alagamentos. Em Cuiabá, o mesmo rio está com 3,57 metros, abaixo ainda da cota de alerta para enchente que é de 5,75 metros.
Já no centro-sul do Estado, o rio Vermelho está transbordando em vários pontos de Rondonópolis, onde fazendas inteiras já foram tomadas pelas águas, além de algumas comunidades ribeirinhas.
(Fonte: De olho no tempo - Meteorologia)
O Instituto Amazônia+21 e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) formalizaram, na tarde desta quinta-feira, 11, um acordo de
O governo de Rondônia realizou a primeira edição da pesca manejada de 2025 no Rio Cautário, alcançando resultados expressivos. Entre os dias 15 de a
O Ministério Público Federal (MPF), em conjunto com o Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), obteve uma vitória judicial que obriga a conc
STF garante orçamento para proteção ambiental em Rondônia após atuação do MPRO
O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou, em decisão divulgada nesta quinta-feira (28/8), o Governo de Rondônia a abrir créditos extraordinários p