Segunda-feira, 30 de janeiro de 2012 - 14h30
Estações telemétricas operadas pela ANA indicaram na manhã desta segunda-feira, uma elevação nos principais rios que cortam o Estado.
Em Cotriguaçú, o nível do rio Juruena está com 9,53 metros, sendo que o limite para enchente é de 9,37 metros.
Em Sinop, o nível do rio Teles Pires não baixa além do seu valor máximo para enchente há 15 dias marcando hoje 14,27 metros, além dos 14,01 metros, limite para a cota de extravasamento.
Em Alta Floresta, o mesmo rio está com 1,37 metros em outra estação da ANA, onde segundo o Corpo de Bombeiros local, pelo menos 100 famílias ribeirinhas já foram atingidas.
Em Aripuanã, o Teles Pires está com 8,16 metros, também acima do nível máximo para enchente que é de 7,94 metros.
No leste do Estado, várias estradas desapareceram com a cheia do rio Atelchu, que está com 6,12 metros, acima dos 5,93 metros considerados como o limite para enchente.
Já na região do Pantanal, em Poconé, o nível do rio Cuiabá está com 6,79 metros, também acima dos 4,57 metros da cota de alerta para alagamentos. Em Cuiabá, o mesmo rio está com 3,57 metros, abaixo ainda da cota de alerta para enchente que é de 5,75 metros.
Já no centro-sul do Estado, o rio Vermelho está transbordando em vários pontos de Rondonópolis, onde fazendas inteiras já foram tomadas pelas águas, além de algumas comunidades ribeirinhas.
(Fonte: De olho no tempo - Meteorologia)
TCE de Rondônia cobra ações do Estado para evitar nova crise de queimadas em 2025
O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) reuniu, nesta sexta-feira (2/5), autoridades estaduais para cobrar ações concretas e coordenadas
Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e do Departamento de Proteção e Co
Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala
Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano
Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament