Segunda-feira, 18 de agosto de 2014 - 15h26
A ausência natural de chuva nesta época do ano no sul da Amazônia, além de refletir no aumento dos focos de queimada devido à vegetação seca, também limita o tráfego hidroviário e a pesca pelo baixo nível dos rios.
No centro de Rondônia, em Ji-Paraná, o nível do rio Machado atingiu nesta segunda-feira (18), 6,61 metros, de acordo com dados da estação telemétrica operada pela Agência Nacional de Águas (ANA).
O nível normal do rio é de 7,22 metros e a cota de alerta de vazante é acionada quando o mesmo fica abaixo de 6,38 metros. Mesmo estando 23 centímetros ainda acima desta cota, a navegação no mesmo está bastante prejudicada.
No trecho entre Pimenta Bueno, Cacoal, Presidente Médici e Ji-Paraná, a calha do rio acumula bancos de areia e de pedra, o que torna a navegação perigosa, principalmente no período noturno. Além disso, com a baixa vazão, a quantidade de peixes diminuiu bastante na área, o que afeta diretamente a população ribeirinha.
Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A Ecoporé, instituição com 37 anos de história em Rondônia, e o Bloco Pirarucu do Madeira uniram forças em uma ação que redefine a relação entre as

Pesquisadores de Porto Velho-RO apresentam solução inovadora para reaproveitar água de ar-condicionado em prédios públicos, promovendo sustentabilid

Com o objetivo de fortalecer a preservação das espécies nativas da região amazônica e garantir a biodiversidade, 228 mil filhotes de tartarugas-da A

Soltura de Quelônios no vale do Guaporé
Há cerca de 39 anos atrás um Quilombola, nascido no Vale do Guaporé, preocupado com o possível extermínio dos Quelônios (Tracajás, Tartarugas e outr
Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)