Quarta-feira, 22 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

ESBR inicia reflorestamento com mais de 60 mil mudas


Uma nova etapa de reflorestamento vai alcançar mais de 87 hectares na região envolvida pela Usina Hidrelétrica Jirau. A Energia Sustentável do Brasil (ESBR) iniciou neste ano o plantio de 80 mil mudas florestais e frutíferas na Área de Preservação Permanente (APP) do reservatório da Hidrelétrica. Ação é a segunda realizada pela ESBR nas áreas de APP. Em 2011, já haviam sido plantadas mais de 85 mil mudas.
A APP do reservatório da Usina Jirau compreende mais de 14 mil hectares, sendo 11 mil de florestas preservadas e 3.300 de pastagem, que estão sendo restauradas, por meio do plantio de novas árvores e ações de preservação para sua regeneração propostas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). O trabalho é feito utilizando mudas nativas da região, de espécies como a Castanheira, o Ipê Amarelo, o Angelim, Ingá entre outras.

De acordo com o coordenador de Meio Biótico da ESBR, Marco Canedo, o projeto de recuperação de áreas degradadas visa também fomentar o desenvolvimento na perspectiva de sustentabilidade da região, pois além de reflorestar as áreas, garante renda aos agricultores, através da Cooperativa dos Produtores Rurais do Observatório Ambiental Jirau (COOPPROJIRAU). “Os cooperados, moradores da região, estão inseridos de diversas formas no projeto, produzindo mudas, plantando-as, executando a manutenção, fornecendo alimentação e moradia”, completou.

O cooperado Dioclides Nascimento, 52 anos, participa desde o início do projeto com a produção e venda de mudas. Para ele, o projeto tem dado uma ajuda boa no fim do mês. “Um dinheiro que vem na hora certa e ajuda na renda familiar”, completa.

Projeto Piloto de Cultivo do Açaí

Nesta segunda etapa de plantio, a Energia Sustentável do Brasil também inicia o projeto piloto de cultivo do Açaí em terra firme, recomendado pela Embrapa, que visa atender extrativistas da região. Serão destinados 10 dos 87 hectares para plantio do Açaí. O acompanhamento e cuidados com a cultura frutífera, a princípio, serão administrados pela ESBR, mas posteriormente os cuidados serão executados pelos próprios extrativistas.

Fonte: Giceli Soupinski
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 22 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Operação “Protetor dos Biomas” reforça ações integradas de combate ao desmatamento em Rondônia

Operação “Protetor dos Biomas” reforça ações integradas de combate ao desmatamento em Rondônia

O governo de Rondônia, em uma iniciativa conjunta entre o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), Polícia C

Fase 3 do Projeto Pró-Amazônia Malária inicia monitoramento de vetores na Bacia Leiteira em Porto Velho (RO)

Fase 3 do Projeto Pró-Amazônia Malária inicia monitoramento de vetores na Bacia Leiteira em Porto Velho (RO)

A Fiocruz Rondônia, em parceria com uma rede de instituições nacionais e internacionais, deu início à Fase 3 do Projeto Pró-Amazônia Malária. Esta

ABAV e Meu Pé de Árvore firmam parceria para transformar a ABAV Expo em evento regenerativo a partir de 2026

ABAV e Meu Pé de Árvore firmam parceria para transformar a ABAV Expo em evento regenerativo a partir de 2026

Em um momento emblemático do turismo nacional, a ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens) e a Meu Pé de Árvore, startup de impac

No Mês da Árvore, alunos trocam a sala pelo viveiro e colocam a mão na terra

No Mês da Árvore, alunos trocam a sala pelo viveiro e colocam a mão na terra

No Mês da Árvore, estudantes de escolas municipais transformaram o viveiro em sala de aula: conheceram a produção de mudas, entenderam a recomposiçã

Gente de Opinião Quarta-feira, 22 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)