Quarta-feira, 18 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Encontro em Porto Velho discute implementação da Política dos Resíduos Sólidos em Rondônia


Gente de Opinião

I Encontro sobre Gestão de Resíduos Sólidos foi realizado em Porto velho nesta terça-feira (07)

Ao abrir nesta quarta-feira (7) em Porto Velho, no auditório do Rondon Palace Hotel, o I Encontro sobre Gestão de Resíduos Sólidos em Rondônia, o vice-governador Daniel Pereira enalteceu a presença de vários prefeitos do estado e destacou a importância do evento, afirmando que dele devem sair importantes resoluções para dar encaminhamento ou solucionar questões ambientais pendentes de medidas práticas de gestão.

Daniel lembrou que a ideia de sua realização nasceu na necessidade de mobilizar e sensibilizar gestores municipais, especialmente de todo estado, sobre a importância da implementação das medidas alinhadas no Programa da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que entre outras importantes providências de alcance visa garantir a inclusão sócio-produtiva dos catadores de materiais recicláveis, nos termos prescritos pela legislação federal.

O vice-governador chegou a citar os vários chefes do executivos ou representantes de municípios, como Guajará-Mirim, Itapuã do Oeste, Buritis e Pimenteiras, presentes no encontro, observando que a presença deles dá importância e consistência às discussões, pelo valor prático que elas agregam. Disse também que todo debate deve ser multiplicado nas bases (municípios), de forma que seja estabelecido um diálogo produtivo com a comunidade, com catadores e todos os envolvidos com o tema para que assuntos como coleta seletiva se torne comum e passe a formar cultura no Estado de Rondônia.

PROGRAMAÇÃO

A primeira palestra, com o procurador de Justiça do Estado do Paraná, Saint-Clair Honorato dos Santos, abordou a situação da implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), detalhando aspectos fundamentais e gerais da Lei Federal nº 12.305/2010, que a instituiu.

A programação reservou, ainda,  importantes discussões sobre o Marco Legal, Plano Estadual de Resíduos Sólidos, e sobre o Projeto Recicla Rondônia, sob a coordenação de técnicos da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seas).

Para o período da tarde, o encontro apresentou experiências locais e externas de êxito, na implementação da PNRS, destacando os municípios de Ministro Andreazza (RO) e de Tibagi (PR), que vão demonstrar o resultado de suas experiências, que deverão servir de modelo para o programa. Também foi realizada palestra sobre o custo para operacionalização e implantação da PNRS em cada município e as possíveis fontes de financiamento.

Saiba mais:
Gestores e catadores discutem política do lixo em Ji-Paraná, durante o I Encontro sobre Gestão de Resíduos Sólidos


Fonte
Texto: Cleuber R Pereira
Fotos: Rosinaldo Machado/Sedam
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 18 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fecomércio-RO convida a população para audiência pública sobre queimadas em Candeias do Jamari

Fecomércio-RO convida a população para audiência pública sobre queimadas em Candeias do Jamari

O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio de Rondônia será parceiro da Prefeitura e da Câmara Municipal de Candeias do Jamari na realizaç

Governador Marcos Rocha reafirma compromisso no combate aos incêndios florestais com Operação Verde Rondônia

Governador Marcos Rocha reafirma compromisso no combate aos incêndios florestais com Operação Verde Rondônia

Com o lançamento da fase de resposta da Operação Verde Rondônia 2025 (OVR) nesta segunda-feira (2), o governador Marcos Rocha reafirma seu compromis

Rondônia se prepara para enfrentamento da estiagem de 2025

Rondônia se prepara para enfrentamento da estiagem de 2025

Rondônia está se aproximando do período de estiagem, o chamado “verão amazônico’’, que se estende de junho a novembro, onde as chuvas são escassas e a

Mutirão de Limpeza mobiliza Nova Mutum Paraná em ação pelo meio ambiente, saúde pública e prevenção de doenças e queimadas

Mutirão de Limpeza mobiliza Nova Mutum Paraná em ação pelo meio ambiente, saúde pública e prevenção de doenças e queimadas

Na manhã desta sexta-feira, 9 de maio, a comunidade de Nova Mutum Paraná se mobilizou em uma grande ação de cidadania e cuidado coletivo: o Mutirão

Gente de Opinião Quarta-feira, 18 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)