Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Embrapa Rondônia lança livro sobre cultivo de melancia



BRS Soleil, desenvolvida pela Embrapa, é uma das cultivares descritas no livro (foto). Uma das principais frutas comerciais do Brasil, a melancia é tema de livro lançado este mês pela Embrapa Rondônia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A publicação aborda aspectos botânicos da melancia, técnicas de cultivo, formas de identificação e controle de pragas e doenças, dados de mercado e até mesmo receitas em que a melancia é o prato principal. "Cultivo de melancia em Rondônia" supre uma importante lacuna por conta da falta de outras publicações a respeito da cultura no Estado.

O estudo mostra que a temperatura média anual em Rondônia favorece o cultivo da melancia. De clima tropical, a fruta apresenta melhor desenvolvimento sob temperaturas médias entre 23° C e 28° C. Em Rondônia, as médias anuais de temperatura estão nessa faixa, com picos de calor nos meses de setembro e outubro e raríssimas ocasiões em que a temperatura mínima atinge os 11° C.

Mas existem outros fatores climáticos que merecem atenção por conta da sensibilidade da planta. A melancia é uma planta rasteira da mesma família do melão, da abóbora e do chuchu. Solos encharcados prejudicam a respiração radicular, provocam amarelecimento e podem levar a planta à morte. Por isso, é importante a drenagem do solo.

Outro cuidado a ser tomado é respeitar o regime de chuvas da região na escolha da época de plantio. Durante a floração, chuvas fortes podem destruir as flores e dificultar a ação de insetos polinizadores. A umidade favorece o aparecimento de doenças e o excesso de chuvas dificulta o controle de pragas e doenças que acometem os frutos e causam a queda das folhas.

Editado pelo pesquisador Flávio de França Souza, da Embrapa Rondônia, o livro aponta algumas soluções para garantir o sucesso da safra de melancia no Estado. A época de plantio não deve coincidir com os meses de maior precipitação. O ideal é plantar em agosto ou setembro se o cultivo for realizado sem irrigação. Para lavouras irrigadas, o plantio pode ser feito a partir de março, "mas é fundamental sincronizar a colheita com a época de melhores preços", explica o pesquisador.


Guia ilustrado
 

"Tomamos o cuidado de fazer um material que fosse didático e útil principalmente para técnicos extensionistas", conta o engenheiro agrônomo Zenildo Ferreira Holanda Filho, da Área de Comunicação e Negócios da Embrapa Rondônia. "Fizemos questão de descrever todas as pragas e doenças, com orientações de controle. Mas não é só isso, existem fotos pra cada praga ou doença, de modo que o leitor possa ver o efeito na planta e identificar o problema que ele eventualmente encontra na lavoura".

As fotografias também ajudam o leitor a perceber as características das diferentes variedades de melancia cultivadas em Rondônia. As melancias apresentam variações no tamanho dos frutos - alguns chegam a 30 kg, outros podem pesar apenas 1 kg. Formato, aspecto da casca do fruto e cor da polpa também variam. O guia apresenta com detalhes 12 diferentes cultivares de melancia.

O levantamento teve início em 2002, no programa de melhoramento genético de melancia da Embrapa Rondônia. Além de identificar as diferentes variedades e híbridos de melancia existentes no Estado, os trabalhos resultaram em duas novas cultivares, a BRS Kuarah e a BRS Soleil, que apresentam polpa amarelada e alaranjada.

"Cultivo da melancia em Rondônia" foi produzido em parceria com a Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (EMATER-RO). Cópias estão disponíveis na Área de Comunicação e Negócios da Embrapa Rondônia, que fica na BR 364, km 5,5 sentido Cuiabá, em Porto Velho.

Fonte: Embrapa Rondônia
Daniel Medeiros (SC-02735-JP)

Gente de OpiniãoSábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha “Folião Vira Árvore” no IFRO Calama

Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha “Folião Vira Árvore” no IFRO Calama

A Ecoporé realiza nesta sexta-feira, 5 de dezembro, com  concentração às 15h, no IFRO Campus Calama, o segundo mutirão de plantio da campanha Para

Prefeitura destaca ação dos Caiaqueiros que recolheram resíduos no rio Madeira

Prefeitura destaca ação dos Caiaqueiros que recolheram resíduos no rio Madeira

Durante a Agrotec 2025, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, os Caiaqueiros que participaram da corrida de voadeiras também realizaram uma ação am

Ação ‘Somos Todos Guaporé’ recolhe 2 toneladas de resíduos e reforça consciência ambiental em Pimenteiras do Oeste (RO)

Ação ‘Somos Todos Guaporé’ recolhe 2 toneladas de resíduos e reforça consciência ambiental em Pimenteiras do Oeste (RO)

A ação Somos Todos Guaporé realizou mais uma expedição de limpeza no Rio Guaporé, em Pimenteiras do Oeste (RO), entre os dias 23 e 28 de novembro. A

CACB apresenta Agenda Empresarial 2030 com participação do Sebrae em Rondônia nas iniciativas regionais

CACB apresenta Agenda Empresarial 2030 com participação do Sebrae em Rondônia nas iniciativas regionais

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) apresentou em Belém (PA), durante a 30ª Conferência das Partes (COP30), a

Gente de Opinião Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)