Terça-feira, 8 de abril de 2008 - 20h19
A Embrapa Rondônia, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento realiza eventos que visam reunir profissionais de comunicação e de áreas afins da pesquisa agropecuária, pesquisadores e estudantes para debater idéias sobre a importância da divulgação científica com linguagem acessível, em especial da ciência florestal para a sociedade.
A Jornada de Divulgação Científica da Ciência Florestal acontece nos dias 10 e 11 de abril, em Porto Velho, com apoio das Faculdades Uniron e Faro. Estão programados para o primeiro, reunião técnica das 8h30 às 12h, no auditório da Embrapa Rondônia, e Seminário de Sensibilização para a Divulgação Científica, das 19h às 21h, no auditório da Campus II da Uniron, aberto ao público. Na sexta-feira, a partir das 19h, este seminário será realizado na Faro.
Esses eventos contarão com a participação especial do professor e jornalista Mauro Celso Destácio, especialista em divulgação científica pelo Núcleo José Reis de Divulgação Científica da ECA/USP.
Paralelo à Jornada, a Embrapa Rondônia em parceira com a Uniron promove a oficina de divulgação científica e produção de spots sobre pesquisa florestal, nos dias 08 e 09, para acadêmicos do curso de comunicação social.
Os eventos fazem parte das atividades de capacitação do projeto “Estratégias de Comunicação para a divulgação científica de resultados da pesquisa florestal desenvolvida pela Embrapa na Amazônia Ocidental (ComCiência Florestal)”, conduzido pela Embrapa Rondônia com recursos do CNPq/PPG7. O projeto, liderado pela pesquisadora Vânia Beatriz de Oliveira, tem por objetivo divulgar resultados de pesquisa na área florestal na Amazônia, em especial pelas Unidades da Embrapa Rondônia e da Embrapa Amazônia Ocidental, sobre zoneamento edafoclimático de espécies florestais para reflorestamento e zoneamento de sistemas agroflorestais para a recuperação de áreas degradadas.
Vânia salienta que o projeto tem a idéia de contribuir para a popularização da ciência e fortalecimento da cidadania, por proporcionar aos públicos alvo, o acesso à informação em linguagem adequada, sobre os benefícios dessas tecnologias. “Levar ciência ao conhecimento do cidadão comum é um desafio que se apresenta aos cientistas e aos profissionais das áreas de comunicação e educação”, reforça a pesquisadora.
Fonte: Embrapa Rondônia
Jornalista responsável: Daniela Garcia Collares (MTb/114/01 RR)
Estagiárias: Dalila Nogueira e Vanessa de Paula
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, formalizou na quarta-feira (9), uma nova frente de atuação no enfrentamento às queimadas no estado. Por meio
Dificuldade de acesso à água contaminada, agravada pela seca severa e pela ausência de infraestrutura básica, afetando as comunidades ribeirinhas de
Com o avanço da seca e das altas temperaturas típicas da estiagem na Amazônia, os riscos de queimadas aumentam em todo o estado. Para lidar com esse
ESTIAGEM 2025: governo de RO abre inscrição para contratação de brigadistas
O governo de Rondônia abriu nesta segunda-feira (7), processo seletivo de contratação de brigadistas que irão reforçar a atuação do Corpo de Bombeir