Sábado, 15 de outubro de 2011 - 05h52
Tendo em vista tornar os sistemas de produção de carne mais rentáveis e competitivos em Rondônia, assegurando a oferta de alimentos seguros, provenientes de sistemas de produção sustentáveis, a Embrapa Rondônia e a Federação da Agricultura do Estado (Faperon) articulam a implantação do Programa Boas Práticas Agropecuárias (BPA) para Bovinos de Corte.
O BPA é um conjunto de normas e procedimentos a serem observados pelos produtores rurais. Trata-se de uma adequação do programa Globalgap, da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), à realidade brasileira. No país, é liderado pela Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS) com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O pesquisador da Embrapa Rondônia, Samuel Oliveira, explica que, além de buscar o aumento da produção e da produtividade, a tecnologia também está relacionada à sustentabilidade ambiental. “Assim, as propriedades que adotarem as boas práticas terão que respeitar as leis ambientais, as áreas de preservação permanente e as regras quanto ao uso correto de agroquímicos”, destaca.
O programa foi apresentado durante uma reunião na Embrapa, em Porto Velho, na última terça-feira, 11, para representantes do setor produtivo da carne bovina, do governo estadual, Sebrae, Senar, Banco do Brasil, da Associação Brasileira de Criadores de Zebu e, também, da iniciativa privada. “O objetivo da Embrapa Rondônia é desenvolver o programa, contando com a parceria desses setores, através do uso de tecnologias inovadoras e de capacitação de multiplicadores quanto às regras do programa”, afirma a médica veterinária da Embrapa Fernanda Ferreira.
Duas propriedades já foram escolhidas como modelos para a implantação das boas práticas e capacitação dos multiplicadores, uma delas em Candeias do Jamari, próximo a Porto Velho, e outra em São Francisco do Guaporé, a 600 quilômetros da capital.
De acordo com o representante da Faperon e proprietário da fazenda em São Francisco do Guaporé, Edson Afonso, o objetivo da Federação é aumentar a produtividade e melhorar a renda do produtor. “Hoje, esse programa é a solução para os problemas da pecuária de Rondônia. O campo está precisando de recursos e investimentos a longo prazo. Essa parceria entre Embrapa, governo do estado e setor produtivo, para implantar essa tecnologia de boas práticas agropecuárias para bovinos de corte, visa possibilitar o aumento da renda do produtor”, disse.
“Fico muito feliz pela escolha da minha propriedade como modelo para implantação do programa, porque eu já lutava para produzir com eficiência e respeito ao meio ambiente e ao funcionário da fazenda, e agora vai melhorar ainda mais”, completa o produtor Orozimbo Neto, dono da fazenda em Candeias do Jamari.
Fonte: Embrapa / Kadijah Suleiman
Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A Ecoporé, instituição com 37 anos de história em Rondônia, e o Bloco Pirarucu do Madeira uniram forças em uma ação que redefine a relação entre as

Pesquisadores de Porto Velho-RO apresentam solução inovadora para reaproveitar água de ar-condicionado em prédios públicos, promovendo sustentabilid

Com o objetivo de fortalecer a preservação das espécies nativas da região amazônica e garantir a biodiversidade, 228 mil filhotes de tartarugas-da A

Soltura de Quelônios no vale do Guaporé
Há cerca de 39 anos atrás um Quilombola, nascido no Vale do Guaporé, preocupado com o possível extermínio dos Quelônios (Tracajás, Tartarugas e outr
Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)