Sábado, 15 de outubro de 2011 - 05h52
Tendo em vista tornar os sistemas de produção de carne mais rentáveis e competitivos em Rondônia, assegurando a oferta de alimentos seguros, provenientes de sistemas de produção sustentáveis, a Embrapa Rondônia e a Federação da Agricultura do Estado (Faperon) articulam a implantação do Programa Boas Práticas Agropecuárias (BPA) para Bovinos de Corte.
O BPA é um conjunto de normas e procedimentos a serem observados pelos produtores rurais. Trata-se de uma adequação do programa Globalgap, da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), à realidade brasileira. No país, é liderado pela Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS) com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O pesquisador da Embrapa Rondônia, Samuel Oliveira, explica que, além de buscar o aumento da produção e da produtividade, a tecnologia também está relacionada à sustentabilidade ambiental. “Assim, as propriedades que adotarem as boas práticas terão que respeitar as leis ambientais, as áreas de preservação permanente e as regras quanto ao uso correto de agroquímicos”, destaca.
O programa foi apresentado durante uma reunião na Embrapa, em Porto Velho, na última terça-feira, 11, para representantes do setor produtivo da carne bovina, do governo estadual, Sebrae, Senar, Banco do Brasil, da Associação Brasileira de Criadores de Zebu e, também, da iniciativa privada. “O objetivo da Embrapa Rondônia é desenvolver o programa, contando com a parceria desses setores, através do uso de tecnologias inovadoras e de capacitação de multiplicadores quanto às regras do programa”, afirma a médica veterinária da Embrapa Fernanda Ferreira.
Duas propriedades já foram escolhidas como modelos para a implantação das boas práticas e capacitação dos multiplicadores, uma delas em Candeias do Jamari, próximo a Porto Velho, e outra em São Francisco do Guaporé, a 600 quilômetros da capital.
De acordo com o representante da Faperon e proprietário da fazenda em São Francisco do Guaporé, Edson Afonso, o objetivo da Federação é aumentar a produtividade e melhorar a renda do produtor. “Hoje, esse programa é a solução para os problemas da pecuária de Rondônia. O campo está precisando de recursos e investimentos a longo prazo. Essa parceria entre Embrapa, governo do estado e setor produtivo, para implantar essa tecnologia de boas práticas agropecuárias para bovinos de corte, visa possibilitar o aumento da renda do produtor”, disse.
“Fico muito feliz pela escolha da minha propriedade como modelo para implantação do programa, porque eu já lutava para produzir com eficiência e respeito ao meio ambiente e ao funcionário da fazenda, e agora vai melhorar ainda mais”, completa o produtor Orozimbo Neto, dono da fazenda em Candeias do Jamari.
Fonte: Embrapa / Kadijah Suleiman
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia
O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente
O Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República Gabriel de Amorim, com atuação na área ambiental, participou hoje (31

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), através dos Serviços Básicos, vem ampliando o uso das ecoba

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas
Oito organizações de movimentos ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na quarta-feira (22) com ação na Justiça Fede
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)