Sexta-feira, 3 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Embrapa cria núcleo de apoio ao setor leiteiro na Região Norte


  
Gente de Opinião
 
Com o objetivo de apoiar o desenvolvimento sustentável do agronegócio do leite na Região Norte, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) instalou esta semana um núcleo voltado ao setor em Porto Velho, capital de Rondônia. A iniciativa deve funcionar como um elo entre órgãos de governo, instituições de pesquisa e extensão rural e a Embrapa Gado de Leite, especializada em pecuária leiteira e sediada no Estado de Minas Gerais.
 
O pesquisador Paulo Moreira explica que a criação de núcleos foi a forma encontrada pela Embrapa Gado de Leite de estar presente em diferentes partes do País. De acordo com o pesquisador, responsável pelo recém criado Núcleo de Apoio à Pesquisa e Transferência de Tecnologia para o Setor Leiteiro da Região Norte, é preciso estar mais próximo das regiões produtoras para identificação de demandas de pesquisa e articulação institucional. Outros núcleos já foram implantados nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul. 
Uma das atividades com grande potencial para a Região é a validação de tecnologias. "Existe uma série de tecnologias ligadas à qualidade do leite e já estabelecidas no Centro-Sul do País que poderiam ser validadas aqui", afirma o Paulo Moreira. "Não é necessário começar tudo do zero", completa o pesquisador, que deve articular projetos de pesquisa em conjunto com as demais unidades da Embrapa e instituições de pesquisa atuantes na Região. 
O núcleo vai funcionar nas instalações da sede da Embrapa Rondônia, em Porto Velho, onde já são desenvolvidas atividades de pesquisa na área. O Estado foi escolhido para sediar o núcleo pela grande expressão em produção leiteira na Região Norte. Com aproximadamente 720 milhões de litros produzidos por ano, responde por quase 40% da produção do Norte do Brasil. Na última década, o crescimento anual girou em trono de 10%. 
Para o chefe-geral da Embrapa Rondônia, Victor Ferreira de Souza, a localização do núcleo na cidade de Porto Velho é estratégica porque permite atender todo o Estado de Rondônia, principal produtor da Região, bem como o Estado do Acre e o Sul do Pará, onde também há forte presença da pecuária leiteira. Mesmo com foco nas áreas mais expressivas, o núcleo deve atuar também em outros Estados da Região, com Amazonas, Roraima e Amapá. 

Conhecimento no assunto

Com quase 30 anos de trabalho na Embrapa, empresa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Paulo Moreira, responsável pelo núcleo, tem grande experiência na Região. Iniciou a carreira em 1979 na então recém criada Embrapa Acre, onde trabalhou com pesquisas ligadas à pecuária leiteira. Em 1983 foi convidado para exercer o cargo de diretor-técnico e posteriormente diretor-presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado do Acre (Emater-AC). No ano 2000, já vinculado à Embrapa Gado de Leite, foi o responsável pelo primeiro núcleo regional da unidade, que funciona até hoje em Goiânia, capital de Goiás. 
Fonte: Embrapa Rondônia
 Daniel Medeiros (SC-02735-JP)
Estagiária de jornalismo: Narah Braga

Gente de OpiniãoSexta-feira, 3 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

EcoCast: série especial discute os desafios e oportunidades do mercado de carbono no Brasil

EcoCast: série especial discute os desafios e oportunidades do mercado de carbono no Brasil

Você sabe o que são os famosos créditos de carbono? E como eles funcionam, você sabe? Na série especial “Carbono: desafios e oportunidades” recebemos

Inovação e Sustentabilidade em Rondônia: UNIR e Eletrogoes Avançam na Pesquisa Florestal

Inovação e Sustentabilidade em Rondônia: UNIR e Eletrogoes Avançam na Pesquisa Florestal

O Grupo de Pesquisa de Recuperação de Ecossistemas e Produção Florestal, coordenado pelas Dra. Kenia Michele de Quadros e Dra. Karen Janones da Roch

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pau-de-balsa é uma espécie florestal nativa da Amazônia e já é utilizada de forma artesanal na Colômbia para extração de ouro.Agora, cinco instituiçõ

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Neste ano em que completa 35 anos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) comemora o impacto do trabalho

Gente de Opinião Sexta-feira, 3 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)