Quinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Embalagens vazias de agrotóxicos terão local próprio


Porto Velho passa a contar com um local apropriado para receber as embalagens vazias de agrotóxicos. Construído graças ao esforço dos revendedores de produtos agrotóxicos e químicos, de uso agropecuário, o local vai funcionar como uma central de recolhimento do material, que será enviado para fora do Estado, para ser industrializado e reutilizado.

Empresários de 14 empresas revendedoras dos produtos, criaram a Associação dos Revendedores de Agroquímicos de Porto Velho (Arapev), reunindo entre eles duas lojas de Candeias do Jamari. Durante três anos, eles batalharam para a construção da unidade de recolhimento, que vai funcionar das 08hs ao meio dia, de segunda a sexta-feira. O prédio fica localizado no KM 13 da BR-364, saída para Candeias. "Desde 2000 que está em vigor a lei 9.974, obrigando ás empresas que revendem os produtos agrotóxicos a recolherem as embalagens vazias. Agora, estamos nos adequando á legislação e promovendo uma ação que beneficia ao meio ambiente e à saúde dos agricultores e de suas famílias", explicou Pedro Antonio Pereira, presidente da Arapev.

Leandro Bezerra, diretor técnico da agência Idaron, representou o presidente Lorival Amorim na solenidade de inauguração que aconteceu no final da tarde desta segunda-feira, disse que a agência vai aumentar a fiscalização das empresas que descumprem as normas, não oferecendo estrutura para que o produtor devolva as embalagens utilizadas. "A agência Idaron é parceira do projeto, que é uma ação de proteção ambiental e também de saúde. Vamos aumentar a fiscalização contra as empresas que descumprem essa norma", completou.

Após recolhidos, os recipientes serão encaminhados ao Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), que se encarrega de viabilizar a industrialização do produto retirado do meio ambiente, reduzindo os riscos de contaminação com a reutilização das embalagens.


Fonte: DECOM

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e do Departamento de Proteção e Co

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual

Gente de Opinião Quinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)