Terça-feira, 11 de dezembro de 2007 - 16h30
Porto Velho passa a contar com um local apropriado para receber as embalagens vazias de agrotóxicos. Construído graças ao esforço dos revendedores de produtos agrotóxicos e químicos, de uso agropecuário, o local vai funcionar como uma central de recolhimento do material, que será enviado para fora do Estado, para ser industrializado e reutilizado.
Empresários de 14 empresas revendedoras dos produtos, criaram a Associação dos Revendedores de Agroquímicos de Porto Velho (Arapev), reunindo entre eles duas lojas de Candeias do Jamari. Durante três anos, eles batalharam para a construção da unidade de recolhimento, que vai funcionar das 08hs ao meio dia, de segunda a sexta-feira. O prédio fica localizado no KM 13 da BR-364, saída para Candeias. "Desde 2000 que está em vigor a lei 9.974, obrigando ás empresas que revendem os produtos agrotóxicos a recolherem as embalagens vazias. Agora, estamos nos adequando á legislação e promovendo uma ação que beneficia ao meio ambiente e à saúde dos agricultores e de suas famílias", explicou Pedro Antonio Pereira, presidente da Arapev.
Leandro Bezerra, diretor técnico da agência Idaron, representou o presidente Lorival Amorim na solenidade de inauguração que aconteceu no final da tarde desta segunda-feira, disse que a agência vai aumentar a fiscalização das empresas que descumprem as normas, não oferecendo estrutura para que o produtor devolva as embalagens utilizadas. "A agência Idaron é parceira do projeto, que é uma ação de proteção ambiental e também de saúde. Vamos aumentar a fiscalização contra as empresas que descumprem essa norma", completou.
Após recolhidos, os recipientes serão encaminhados ao Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), que se encarrega de viabilizar a industrialização do produto retirado do meio ambiente, reduzindo os riscos de contaminação com a reutilização das embalagens.
Fonte: DECOM
Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Porto Velho atrai investimentos internacionais na maior Conferência para o Clima do mundo
Porto Velho aproveita a COP30, em Belém do Pará, para ocupar espaço nas discussões globais sobre clima e acelerar a busca por investimentos. A conferê

COP30: direito à água potável no Baixo Rio Madeira, em Rondônia, é tema de debate
A Defensoria Pública da União (DPU) iniciou esta quarta-feira (12) com um debate sobre a seca que afetou a população ribeirinha do Baixo Rio Madeira

Sebrae Rondônia reforça compromisso com a ação climática durante a COP30
Durante a COP30, em Belém (PA), o Sebrae Nacional reafirmou, nesta terça-feira (11), seu compromisso com a mobilização global em favor dos pequenos

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia
O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d
Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)