Terça-feira, 27 de outubro de 2009 - 15h09
A Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) coordenou a entrega de sementes de milho certificada para agricultores familiares. 350 toneladas de sementes serão entregues a, aproximadamente, 10 mil famílias até o dia 28. O governador Ivo Cassol e o vice-governador João Aparecido Cahulla estão acompanhando pessoalmente as entregas nos municípios.
As sementes são adquiridas pelo Governo Estadual, e repassadas aos agricultores familiares com incentivo das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes) e de Agricultura, Pecuária e de Regularização Fundiária (Seagri), através do Projeto Semear. Distribuídas pela Emater chegam às mãos dos agricultores com certificado de garantia e acompanhadas de assistência técnica em época propícia para plantio.
A produção de milho no Brasil tem apresentado crescimento de cerca de 60% na última década, com destaque para a safra de 2007/2008 que produziu 58,59 milhões de toneladas. Já, no ano passado houve uma pequena queda na produção que ficou em 50,1 milhões de toneladas. Visando fortalecer a produção na safra 2009/2010 o governo federal está aplicando 30% a mais dos recursos investidos no ano passado.
Em Rondônia, a produção também ganha força com incentivo do Governo do Estado. Em 2008 foram entregues aos agricultores da agricultura familiar, 300 toneladas de semente de milho, beneficiando 7.500 famílias. O resultado foi uma produção de 32.736 toneladas de grãos. Em 2009 foram 240 toneladas, distribuídas a 6.000 famílias.
O crescimento da produção de milho em Rondônia tem gerado também algumas preocupações como o armazenamento do excedente, escoamento da produção e preço mínimo pagão ao agricultor. Recentemente os secretários Carlos Magno, da Seagri, e Sorrival de Lima, da Emater, acompanhado de autoridades e empresários do setor de agronegócios rondonienses, estiveram reunidos com o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) Wagner Gonçalves Rossi e com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, para discutir essas questões, em especial as relacionadas à produção de milho no Estado. De acordo com o secretário executivo do Sindicato dos Produtores Rurais de Vilhena, Evandro Pandovani, Rondônia produz hoje, cerca de “5,5 milhões de sacas de milho”. Aproximadamente 60 % são da agricultura familiar.
O incentivo que o governo estadual vem dando aos agricultores familiares tem resultado não só em crescimento econômico, mas também na melhoria da qualidade de vida das famílias rurais. Essa preocupação vem desde a implantação do Projeto Semear, tanto que o governador Ivo Cassol e o vice-governador Cahulla fazem questão de acompanhar de perto a entrega dessas sementes. Segundo Cahulla esse apoio tem representado um aumento de 30% na produção agrícola do estado. Para Cassol o incentivo à produção é mais uma compromisso cumprido da administração.
As 350 toneladas de sementes já foram quase todas distribuídas. As últimas entregas serão realizadas no próximo dia 28 em Campo Novo de Rondônia, Nova Dimensão, distrito de Nova Mamoré e União Bandeirantes, distrito de Porto Velho.
Wania Ressutti
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia
O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente
O Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República Gabriel de Amorim, com atuação na área ambiental, participou hoje (31

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), através dos Serviços Básicos, vem ampliando o uso das ecoba

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas
Oito organizações de movimentos ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na quarta-feira (22) com ação na Justiça Fede
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)