Sexta-feira, 17 de dezembro de 2010 - 15h12
A parceria entre a Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) e Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), para desenvolvimento dos Projetos de assentamento completou um ano. A data foi comemorada com um café da manhã organizado pelos empregados contratados para a ação. A continuidade do trabalho para o próximo ano já está garantida.
O contrato foi firmado em janeiro deste ano para que a Emater pudesse levar aos Projetos de Assentamento do território da cidadania, serviços de assessoria técnica, social e ambiental (Ates) e contribuir na elaboração participativa de um plano de desenvolvimento e de recuperação dos assentamentos. A princípio foram contratados 93 profissionais das áreas de ciências agrárias, humanas, social e ambiental. Hoje são mais de 100 profissionais que passam praticamente 24 horas por dia nos assentamento, atendendo às necessidades e anseios da comunidade.
Durante a solenidade informal o gerente de Ates, José Alípio Façanha Faya falou da satisfação do trabalho que vem sendo desenvolvido por ele e pelos colegas nos assentamentos, dizendo ser esse um serviço importante para que cada comunidade possa realmente sem desenvolver e ter seus direitos assegurados.
O secretário executivo da Emater, Sorrival de Lima, agradeceu a todos pelo desempenho nas comunidades e falou do encerramento de seu mandato de oito na os frente à instituição. Para ele, essa parceria firmada com o Incra foi muito importante não só para a comunidade, mas também para o crescimento de cada técnico. O secretário disse ainda, que está deixando o cargo com tranquilidade e a sensação de dever cumprido e que espera que ações e parcerias como essa continuem sendo realizadas na Emater, sempre tendo como foco o crescimento produtivo, social e econômico sustentável da agricultura familiar.
A continuidade das ações de desenvolvimento para as quase oito mil famílias nos 35 Projetos de Assentamento distribuídos em Machadinho do Oeste, Nova Mamoré, Pimenta Bueno e Porto Velho para o próximo ano, já foi garantida pelo Incra.
Fonte: Wania Ressutti - DRT-959/RO
Terça-feira, 11 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia
O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente
O Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República Gabriel de Amorim, com atuação na área ambiental, participou hoje (31

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), através dos Serviços Básicos, vem ampliando o uso das ecoba

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas
Oito organizações de movimentos ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na quarta-feira (22) com ação na Justiça Fede
Terça-feira, 11 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)