Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Em 24 horas, Rondônia registra 319 focos de queimadas



Desde o dia 1° de julho, Rondônia acumula 445 focos de queimadas

Daniel Panobianco - O tempo seco – típico desta época do ano no sul da Amazônia – está agravando e muito os focos de queimadas em Rondônia. Dados de satélites monitorados pelo CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) revelaram que entre a 0 hora (UTC) de ontem (29) e a 0 hora (UTC) desta sexta-feira, foram computados em solo rondoniense 319 focos de queimadas, a maioria em áreas de matas e pastagens.

No mesmo período de avaliação, Mato Grosso liderou o ranking nacional, com 627 focos, seguido de Tocantins, com 512 focos, Maranhão, com 491 focos, Piauí, com 486 focos e Pará, com 412 focos.

Em todo o Brasil, os satélites captaram 3813 focos de queimadas, também no mesmo período, enquanto países vizinhos como Bolívia e Paraguai registraram 1564 e 448, respectivamente.

Desde o dia 1° de julho, Rondônia acumula 445 focos de queimadas.  Em 2009 no mesmo período foram computados 59 focos e em 2006, 683 focos de incêndio, em um dos anos mais tórridos da história da 'terra de Rondon'.

Em 24 horas, Rondônia registra 319 focos de queimadas   - Gente de Opinião


sensor MODIS, do satélite AQUA da NASA (Agência Espacial Americana) conseguiu identificar focos de queimadas dentro da ‘Floresta Nacional do Bom Futuro’ e em todas as imediações de Porto Velho, além de áreas no interior do Estado.

Dados: CPTEC/INPE – Natural Hazards   
(Fonte: De olho no tempo)
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa Ecos doa materiais recicláveis à Catanorte

Programa Ecos doa materiais recicláveis à Catanorte

O Programa Ecos, do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio-RO, realizou a doação de 72 quilos de materiais recicláveis — entre plásticos

Uma Concertação pela Amazônia – Porto Velho promove encontro para debater soluções sustentáveis

Uma Concertação pela Amazônia – Porto Velho promove encontro para debater soluções sustentáveis

Porto Velho será palco de um encontro que propõe diálogo, articulação e construção de caminhos para o futuro da Amazônia. A iniciativa é promovida p

MPF, MPT e DPU debatem impactos climáticos e criação de comitê de bacia do Rio Madeira em Porto Velho (RO)

MPF, MPT e DPU debatem impactos climáticos e criação de comitê de bacia do Rio Madeira em Porto Velho (RO)

O Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Defensoria Pública da União (DPU) promoveram, na última quarta-feira

‘Rio Madeira, as mudanças climáticas e os grandes empreendimentos’ será tema de audiência pública em Porto Velho (RO)

‘Rio Madeira, as mudanças climáticas e os grandes empreendimentos’ será tema de audiência pública em Porto Velho (RO)

A comunidade ribeirinha do Baixo Madeira e a população em geral de Rondônia estão convidadas a participar da audiência pública ‘Rio Madeira, as muda

Gente de Opinião Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)