Terça-feira, 14 de julho de 2015 - 10h30
O III Simpósio de Recursos Hídricos, evento realizado pela Ecoporé no final do mês de junho, marcou também o lançamento do livro Manual de Recuperação Florestal de Áreas Degradadas da Zona da Mata Rondoniense.
O livro é parte das metas previstas pelo Projeto Viveiro Cidadão, que é desenvolvido pela Ecoporé e patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental. O Viveiro Cidadão integra uma rede de projetos semelhantes, patrocinados pela Petrobras em várias regiões do território nacional e teve início em Julho de 2013, ampliando ações de reflorestamento de matas ciliares já executadas pela Ecoporé.
A publicação tem como objetivo sistematizar os conhecimentos dos colaboradores e pesquisadores da Ecoporé, junto ao processo de recuperação florestal de áreas degradadas, especialmente, as de preservação permanentes – APP’s, para contribuir no planejamento de outros programas de restauração de ecossistemas no contexto regional e amazônico.
Com 128 páginas, o livro também tem o intuito de estimular ações de recomposição florestal, especialmente, em áreas de preservação permanentes, buscando a manutenção e conservação dos recursos hídricos, e ainda, estabelecer alternativas sustentáveis para produção agropecuária, tendo como premissa, o planejamento ambiental e estabelecimento de corredores ecológicos.
“O projeto Viveiro Cidadão é uma experiência que merece ser compartilhada, pois apresenta grandes resultados na incorporação da recuperação e conservação das áreas de mata ciliar pelos produtores participantes do projeto, que somam mais de 300 agricultores dos municípios atingidos, são eles, Castanheiras, Novo Horizonte e Rolim de Moura”, disse o presidente da Ecoporé e autor principal do texto, biólogo Marcelo Lucian Ferronato.
A publicação apresenta aspectos teóricos, legais e técnicos para recomposição, escolha das espécies e questões relativas as sementes, com algumas técnicas de germinação. O manual contém ainda ilustrações de alguns sistemas de plantios e detalhes importantes para o sucesso da recomposição.
O coordenador de Educação Ambiental, Paulo Bonavigo, de Áreas Degradadas, Marcos Antonio de Souza, Comunicação, Natália Lima e Daniele Rodrigues, do Financeiro/Administrativo, além dos técnicos do projeto, Derlival Batista e Sheila Noele também são coautores do livro, que está sendo distribuído gratuitamente aos produtores, instituições ligadas as questões socioambientais, estudantes e professores da rede de Ensino do Estado de Rondônia.
Você pode acessar o conteúdo do material através dos sites www.viveirocidadao.org.br e ecopore.org.br .
Fonte: Natália Lima
Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Ecoporé, instituição com 37 anos de história em Rondônia, e o Bloco Pirarucu do Madeira uniram forças em uma ação que redefine a relação entre as

Pesquisadores de Porto Velho-RO apresentam solução inovadora para reaproveitar água de ar-condicionado em prédios públicos, promovendo sustentabilid

Com o objetivo de fortalecer a preservação das espécies nativas da região amazônica e garantir a biodiversidade, 228 mil filhotes de tartarugas-da A

Soltura de Quelônios no vale do Guaporé
Há cerca de 39 anos atrás um Quilombola, nascido no Vale do Guaporé, preocupado com o possível extermínio dos Quelônios (Tracajás, Tartarugas e outr
Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)