Segunda-feira, 15 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Deputado denuncia processo de ocupação da Amazônia


Deputado diz que a cobiça internacional é evidente e não poupou críticas ao modelo de gestão ambiental na região, de prefeitos a governadores e ao governo federal. 

Ao longo do período legislativo, o deputado federal Ilderlei Cordeiro (PPS-AC) denunciou por várias vezes, na tribuna da Câmara, o processo de ocupação da região Amazônica. Para ele, a cobiça internacional é evidente e não poupou críticas ao modelo de gestão ambiental na região, em todos os níveis, de prefeitos a governadores e ao governo federal.
 
Ilderlei Cordeiro apresentou recentemente, em plenário, cópia de uma entrevista concedida pelo general Augusto Heleno Pereira, do Comando Militar da Amazônia, aos jornais do Grupo Associado. Para o general, o ponto fundamental é a questão indígena muito utilizada pelas Organizações Não-Governamentais (ONGs) más intencionadas, a exploração ilegal de madeira, da biodiversidade e de minérios e a questão agrária.
 
Como homem experiente no trato com as questões geopolíticas globais, o general Augusto Heleno Pereira aponta, pelo menos, dois cenários de conflitos na Amazônia – no primeiro, poderia haver uma invasão por países mais poderosos em termos militares; a segunda; viria de uma potência regional mais fraca, quando o Brasil teria que tomar a ofensiva. “Pelo jeito não são apenas os políticos que se preocupam com a Venezuela” – enfatizou Ilderlei.
 
Na entrevista, o comandante do CMA ressalta que percorreu toda a região e acusou o que ele chama de ”vazio de poder na Amazônia”. Na fronteira, ele ressalta que a única presença do Estado é a militar. As instalações civis, quando existem, geralmente estão vazias e, esse vazio, segundo o general, se estende aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, favorecendo a criminalidade que está em toda a região Amazônica.      
 
“Infelizmente o Brasil não vê a Amazônia como real importância estratégica” – disse o deputado Ilderlei Cordeiro ao defender a necessidade da Nação ouvir homens como o general Augusto Heleno Pereira, comandante do CMA, o general Avena, comandante da 12ª Região Militar, e tantos outros que dão a certeza de que sempre haverá quem cuide e proteja a Amazônia contra os interesses internacionais.  

Fonte:AC24horas - Foto:AntonioCruz ABr
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Neste ano em que completa 35 anos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) comemora o impacto do trabalho

Megaoperação destrói infraestrutura criminosa na Terra Indígena Yanomami

Megaoperação destrói infraestrutura criminosa na Terra Indígena Yanomami

As Forças de Segurança do governo brasileiro estão em ação conjunta ao redor e dentro da Terra Indígena Yanomami para impedir atividades criminosas

Projeto do CIMCERO e TJ-RO amplia estrutura para beneficiar viveiros em Rondônia

Projeto do CIMCERO e TJ-RO amplia estrutura para beneficiar viveiros em Rondônia

A parceria entre o Consórcio Público Intermunicipal de Rondônia (CIMCERO) e o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia tem incentivado junto as pre

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)