Porto Velho (RO) segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Deputado denuncia processo de ocupação da Amazônia


Deputado diz que a cobiça internacional é evidente e não poupou críticas ao modelo de gestão ambiental na região, de prefeitos a governadores e ao governo federal. 

Ao longo do período legislativo, o deputado federal Ilderlei Cordeiro (PPS-AC) denunciou por várias vezes, na tribuna da Câmara, o processo de ocupação da região Amazônica. Para ele, a cobiça internacional é evidente e não poupou críticas ao modelo de gestão ambiental na região, em todos os níveis, de prefeitos a governadores e ao governo federal.
 
Ilderlei Cordeiro apresentou recentemente, em plenário, cópia de uma entrevista concedida pelo general Augusto Heleno Pereira, do Comando Militar da Amazônia, aos jornais do Grupo Associado. Para o general, o ponto fundamental é a questão indígena muito utilizada pelas Organizações Não-Governamentais (ONGs) más intencionadas, a exploração ilegal de madeira, da biodiversidade e de minérios e a questão agrária.
 
Como homem experiente no trato com as questões geopolíticas globais, o general Augusto Heleno Pereira aponta, pelo menos, dois cenários de conflitos na Amazônia – no primeiro, poderia haver uma invasão por países mais poderosos em termos militares; a segunda; viria de uma potência regional mais fraca, quando o Brasil teria que tomar a ofensiva. “Pelo jeito não são apenas os políticos que se preocupam com a Venezuela” – enfatizou Ilderlei.
 
Na entrevista, o comandante do CMA ressalta que percorreu toda a região e acusou o que ele chama de ”vazio de poder na Amazônia”. Na fronteira, ele ressalta que a única presença do Estado é a militar. As instalações civis, quando existem, geralmente estão vazias e, esse vazio, segundo o general, se estende aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, favorecendo a criminalidade que está em toda a região Amazônica.      
 
“Infelizmente o Brasil não vê a Amazônia como real importância estratégica” – disse o deputado Ilderlei Cordeiro ao defender a necessidade da Nação ouvir homens como o general Augusto Heleno Pereira, comandante do CMA, o general Avena, comandante da 12ª Região Militar, e tantos outros que dão a certeza de que sempre haverá quem cuide e proteja a Amazônia contra os interesses internacionais.  

Fonte:AC24horas - Foto:AntonioCruz ABr
 

Mais Sobre Meio Ambiente

Colaboradores do Sistema Fecomércio/RO participam da 4º etapa de implantação do Programa ECOS de Sustentabilidade

Colaboradores do Sistema Fecomércio/RO participam da 4º etapa de implantação do Programa ECOS de Sustentabilidade

Colaboradores do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE, participaram no auditório da Federação durante dois dias, da 4° etapa da implantação do programa

Barragens de minérios: Onde estão as outras com alto potencial de estrago ou alto risco

Barragens de minérios: Onde estão as outras com alto potencial de estrago ou alto risco

O Brasil tem 790 barragens de rejeitos de minérios, e mais de 300 delas não foram classificadas em relação ao seu risco de rompimento e ao potencial d

Porto Velho: Prefeitura destrava recurso de compensação social para Aterro Sanitário

Porto Velho: Prefeitura destrava recurso de compensação social para Aterro Sanitário

Os R$ 4 milhões também servirão para elaborar o Plano Municipal de Saneamento Básico e o Plano de Gerenciamento de Resíduos SólidosMais uma vitória im

Brumadinho: Qualidade da água do rio Paraopeba é considerada ruim. Veja as imagens

Brumadinho: Qualidade da água do rio Paraopeba é considerada ruim. Veja as imagens

Ontem (31/01), a Fundação SOS Mata Atlântica deu início à Expedição Paraopeba, que irá percorrer 356 km deste rio, de Brumadinho à Hidroelétrica Retir