Quinta-feira, 27 de dezembro de 2007 - 10h47
Deputado diz que a cobiça internacional é evidente e não poupou críticas ao modelo de gestão ambiental na região, de prefeitos a governadores e ao governo federal.
Ao longo do período legislativo, o deputado federal Ilderlei Cordeiro (PPS-AC) denunciou por várias vezes, na tribuna da Câmara, o processo de ocupação da região Amazônica. Para ele, a cobiça internacional é evidente e não poupou críticas ao modelo de gestão ambiental na região, em todos os níveis, de prefeitos a governadores e ao governo federal.
Ilderlei Cordeiro apresentou recentemente, em plenário, cópia de uma entrevista concedida pelo general Augusto Heleno Pereira, do Comando Militar da Amazônia, aos jornais do Grupo Associado. Para o general, o ponto fundamental é a questão indígena muito utilizada pelas Organizações Não-Governamentais (ONGs) más intencionadas, a exploração ilegal de madeira, da biodiversidade e de minérios e a questão agrária.
Como homem experiente no trato com as questões geopolíticas globais, o general Augusto Heleno Pereira aponta, pelo menos, dois cenários de conflitos na Amazônia – no primeiro, poderia haver uma invasão por países mais poderosos em termos militares; a segunda; viria de uma potência regional mais fraca, quando o Brasil teria que tomar a ofensiva. “Pelo jeito não são apenas os políticos que se preocupam com a Venezuela” – enfatizou Ilderlei.
Na entrevista, o comandante do CMA ressalta que percorreu toda a região e acusou o que ele chama de ”vazio de poder na Amazônia”. Na fronteira, ele ressalta que a única presença do Estado é a militar. As instalações civis, quando existem, geralmente estão vazias e, esse vazio, segundo o general, se estende aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, favorecendo a criminalidade que está em toda a região Amazônica.
“Infelizmente o Brasil não vê a Amazônia como real importância estratégica” – disse o deputado Ilderlei Cordeiro ao defender a necessidade da Nação ouvir homens como o general Augusto Heleno Pereira, comandante do CMA, o general Avena, comandante da 12ª Região Militar, e tantos outros que dão a certeza de que sempre haverá quem cuide e proteja a Amazônia contra os interesses internacionais.
Fonte:AC24horas - Foto:AntonioCruz ABr
Domingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Programa Ecos doa materiais recicláveis à Catanorte
O Programa Ecos, do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio-RO, realizou a doação de 72 quilos de materiais recicláveis — entre plásticos

Uma Concertação pela Amazônia – Porto Velho promove encontro para debater soluções sustentáveis
Porto Velho será palco de um encontro que propõe diálogo, articulação e construção de caminhos para o futuro da Amazônia. A iniciativa é promovida p

O Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Defensoria Pública da União (DPU) promoveram, na última quarta-feira

A comunidade ribeirinha do Baixo Madeira e a população em geral de Rondônia estão convidadas a participar da audiência pública ‘Rio Madeira, as muda
Domingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)