Domingo, 19 de agosto de 2007 - 09h03
Mais um pulso de ar frio entra em solo rondoniense prometendo queda de temperatura nos próximos dias. Na região de Porto Velho, o ar frio não será notório desta vez, apenas as nuvens é que voltam a aparecer no céu.
Daniel Panobianco A décima primeira friagem de 2007 chega ao sul da Amazônia entre a madrugada de hoje e a desta segunda-feira, com declínio nas temperaturas mínimas e máximas, mas sem exagero. O novo pulso frio entra com a atmosfera muito seca e poluída, por isso a sensação de friagem muitas vezes nem é sentida. Isso deve acontecer com quem mora de Ariquemes até a capital. A temperatura mínima não deve cair ao ponto de a população sentir frio, as nuvens é que devem aparecer no céu indicando o aumento da umidade relativa do ar em altos níveis da atmosfera.
No Cone Sul e vale do Guaporé, na madrugada pode fazer até 15°C, segundo dados previstos pelo CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) de Cachoeira Paulista-SP. A chegada da frente-fria a Rondônia está prevista para esta segunda-feira, com uma leve queda nas temperaturas máximas e um declínio mais notório no centro-sul do Estado nas temperaturas mínimas.
O recorde de friagens em Rondônia pertence ao ano de 2005, quando na ocasião, 14 friagens penetraram no sul da Amazônia provocando queda de temperatura. Até a segunda quinzena de setembro, pelo menos mais três friagens podem acontecer, sendo que uma, a mais intensa pode ocorrer entre o final de agosto e inicio de setembro, com reflexos em todo o Estado. A climatologia normal de friagens na Amazônia é de apenas 3 a 5 fenômenos por ano.
Dados: CPTEC/INPE - Fonte: De olho no tempo Rondônia wwwdeolhonotempo.blogspot.com
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, formalizou na quarta-feira (9), uma nova frente de atuação no enfrentamento às queimadas no estado. Por meio
Dificuldade de acesso à água contaminada, agravada pela seca severa e pela ausência de infraestrutura básica, afetando as comunidades ribeirinhas de
Com o avanço da seca e das altas temperaturas típicas da estiagem na Amazônia, os riscos de queimadas aumentam em todo o estado. Para lidar com esse
ESTIAGEM 2025: governo de RO abre inscrição para contratação de brigadistas
O governo de Rondônia abriu nesta segunda-feira (7), processo seletivo de contratação de brigadistas que irão reforçar a atuação do Corpo de Bombeir