Quinta-feira, 28 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

CUPUAÇU: Embrapa desenvolve melhoramento genético


A Embrapa Rondônia, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, visando oportunizar melhores resultados na atividade de cultivo do cupuaçuzeiro, desenvolve Projeto de Melhoramento Genético do Cupuaçuzeiro em rede com as demais unidades da empresa na Amazônia.

Estas ações em parceira já começaram a dar resultados, e no ano passado a Embrapa Amazônia Oriental (Belém-PA) lançou quatro variedades tolerantes à vassoura-de-bruxa, doença fúngica endêmica na região, que se constitui em fator limitante na produção de cupuaçu. Em breve, a Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus/AM), estará lançando cinco variedades mais produtivas de cupuaçuzeiro, decorrente do trabalho de seleção de variedades superiores. 

"Graças a este trabalho integrado estamos em condições de repassar todas as informações necessárias para o cultivo tecnificado do cupuaçuzeiro", diz o pesquisador da Embrapa Rondônia, George Duarte Ribeiro. O trabalho também enfatiza o beneficiamento de frutos e sementes, visando a que o produtor rural obtenha um retorno satisfatório do seu trabalho com esta fruteira. 

O pesquisador adverte que plantios comerciais de cupuaçu, por se tratar de produto altamente perecível, no caso de exploração de polpa, não devem ser feitos por produtores isolados em locais de difícil acesso e sem infra-estrutura que permita o beneficiamento do fruto e sua estocagem em condições satisfatórias, para que o produto mantenha inalterada toda sua ótima qualidade até chegar ao público consumidor, que precisa ser detectado e contactado através de minucioso estudo de mercado.

De acordo com dados da Emater, relativos à safra de 2006, a produção obtida foi de 1.752 toneladas, em uma área de 1.044 hectares, plantados em praticamente todo o estado, com maior concentração no município de Porto Velho, onde se encontra quase a metade desta área plantada. A produção de polpa é vendida em sua maior parte para o Centro-Sul do Brasil, ao preço de R$ 2,50 por kg, ficando uma menor parte para atender o consumo local. Entretanto, por se tratar de uma atividade agrícola emergente, ou seja, sem maior tradição de produção agrícola em larga escala, a cultura do cupuaçu precisa de organização da produção em cooperativas e associações de produtores para ser bem sucedida.

O cupuaçuzeiro é espécie frutífera amazônica que se constitui em interessante alternativa de produção agrícola integrada, que deve prevalecer na pequena propriedade rural na Amazônia. Pela excelente qualidade da polpa de seus frutos, a espécie encontra muito boa receptividade no mercado regional para o preparo de sucos, doces e sorvetes. Além disso, a cultura contribui na diversificação da produção, que se faz necessária na agricultura familiar na Amazônia, até mesmo para o enriquecimento cultural das comunidades rurais, por vezes carentes de um melhor balanceamento em sua dieta básica. 

Fonte: Embrapa - Daniela Garcia Collares (MTb/114/01 RR)

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Inscrições para os prêmios Samuel Benchimol e Banco da Amazônia 2025 encerram dia 31

Inscrições para os prêmios Samuel Benchimol e Banco da Amazônia 2025 encerram dia 31

As inscrições da 21ª edição dos Prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente, estão abertas e se estendem a

Pesca manejada do pirarucu invasor é iniciada pelo governo de RO na Resex Rio Cautário, em Costa Marques

Pesca manejada do pirarucu invasor é iniciada pelo governo de RO na Resex Rio Cautário, em Costa Marques

Com o objetivo de fortalecer a conservação ambiental e a gestão sustentável dos recursos pesqueiros, o governo de Rondônia está realizando a primeir

Rondônia conquista 1º lugar na redução de focos de queimadas no Brasil

Rondônia conquista 1º lugar na redução de focos de queimadas no Brasil

Com ações estratégicas do governo do estado, Rondônia conquistou o 1º lugar no Brasil em redução de focos de queimadas, uma queda brusca que ultrapa

FIERO é parceira do Seminário Grandes Geradores de Resíduos Sólidos organizado pela SEMA

FIERO é parceira do Seminário Grandes Geradores de Resíduos Sólidos organizado pela SEMA

A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) sediou o Seminário Grandes Geradores de Resíduos Sólidos, nesta terça-feira, 12. O evento,

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)