Terça-feira, 21 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Cultivo de flores tropicais é tema de dia de campo em Rondônia


 
Mais coloridas e duráveis que as de clima temperado, as flores tropicais despontam como alternativas de cultivo na Amazônia e são tema de dia de campo que será realizado pela Embrapa Rondônia no próximo sábado, dia 25, em Porto Velho. O evento aborda dois pontos críticos da produção de flores: a colheita, que precisa ser realizada no tempo certo de maturação da planta, e a pós-colheita, com técnicas que vão garantir a qualidade do produto que chega ao consumidor. Mercado local, possibilidades de negócio e limitações da cadeia produtiva também serão tratados.

Especialista em agricultura tropical, a pesquisadora Vanda Gorete Souza Rodrigues, da Embrapa Rondônia, explica que a grande vantagem das flores tropicais em comparação com as flores de clima temperado - como rosas e crisântemos - é a durabilidade. "As flores tropicais duram de sete a dez dias, dependendo da técnica de pós-colheita", explica a pesquisadora.

Mas a durabilidade está diretamente relacionada à época de colheita. Pesquisadores realizaram experimentos com oito diferentes espécies de flores tropicais em Porto Velho para identificar o ponto ideal de corte. Foram testadas colheitas em diferentes estágios de abertura das flores. Os resultados estão sendo analisados e serão organizados em publicação técnica.

Além da época de maturação, os especialistas lembram que é importante respeitar os horários para colheita. Os cortes devem ser feitos em horários de temperaturas mais amenas, como o início da manhã ou o final da tarde. O transporte do campo para o galpão de beneficiamento deve ser rápido, para evitar que as flores fiquem por muito tempo expostas ao calor.

Depois da colheita, são adotadas técnicas para garantir a qualidade do produto. O primeiro passo é o resfriamento. As plantas devem permanecer em temperatura de aproximadamente 15° C. Depois é necessário limpar as flores com água. É importante a aplicação de produtos para controle de insetos. O passo seguinte é fazer a hidratação, depois a classificação e, por fim, a embalagem.


Mercado potencial

Estudo realizado pela empresa de consultoria Hortica em Porto Velho e Ji-Paraná, esta última cidade localizada na região central de Rondônia, mostra que existe uma grande procura por flores tropicais ainda não atendida pela produção local. O potencial de mercado para a capital do Estado, por exemplo, é de 152.550 hastes da família das helicônias por ano. Apenas 15,5% da demanda é atendida pela produção local. A atividade econômica movimenta cerca de R$ 4,5 milhões por ano na cidade.

O "Dia de campo sobre colheita e pós-colheita de flores tropicais" é uma atividade do "Projeto Rondônia em Flores Topicais", uma iniciativa do Sebrae com apoio da Emater-RO e da Embrapa Rondônia, uma das 42 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. As atividades começam às 8h da manhã e serão realizadas na Chácara Santa Luzia das Flores, localizada na Linha São Pedro, km 11 da BR 364 sentido Cuiabá, em Porto Velho, Rondônia.

Fonte: Embrapa Rondônia/Daniel Medeiros (SC-02735-JP)

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 21 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Operação “Protetor dos Biomas” reforça ações integradas de combate ao desmatamento em Rondônia

Operação “Protetor dos Biomas” reforça ações integradas de combate ao desmatamento em Rondônia

O governo de Rondônia, em uma iniciativa conjunta entre o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), Polícia C

Fase 3 do Projeto Pró-Amazônia Malária inicia monitoramento de vetores na Bacia Leiteira em Porto Velho (RO)

Fase 3 do Projeto Pró-Amazônia Malária inicia monitoramento de vetores na Bacia Leiteira em Porto Velho (RO)

A Fiocruz Rondônia, em parceria com uma rede de instituições nacionais e internacionais, deu início à Fase 3 do Projeto Pró-Amazônia Malária. Esta

ABAV e Meu Pé de Árvore firmam parceria para transformar a ABAV Expo em evento regenerativo a partir de 2026

ABAV e Meu Pé de Árvore firmam parceria para transformar a ABAV Expo em evento regenerativo a partir de 2026

Em um momento emblemático do turismo nacional, a ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens) e a Meu Pé de Árvore, startup de impac

No Mês da Árvore, alunos trocam a sala pelo viveiro e colocam a mão na terra

No Mês da Árvore, alunos trocam a sala pelo viveiro e colocam a mão na terra

No Mês da Árvore, estudantes de escolas municipais transformaram o viveiro em sala de aula: conheceram a produção de mudas, entenderam a recomposiçã

Gente de Opinião Terça-feira, 21 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)