Sexta-feira, 13 de outubro de 2006 - 06h50
No último bimestre, em razão das queimadas, diversos animais foram recolhidos e socorridos pela Polícia Militar Ambiental. Dentre os animais recebidos se encontram uma coruja, um cavalo, um gavião, uma cutia, duas aves (um canção e uma maritaca), dois bichos preguiça, dois macacos e um tatu, além de uma onça pintada que está sob os cuidados do órgão ambiental.
De acordo com o major Josenildo Nascimento, comandante do Batalhão Ambiental, na maioria dos casos, os animais chegam estressados, feridos e doentes, gerando com isto grande dificuldade para seu manejo e cuidados.
Este quadro ratifica a necessidade de, rapidamente ser disponibilizado no Estado um local adequado para recebimento e trato destes animais. "A Polícia Militar Ambiental, está buscando recursos para desenvolvimento do projeto de criação do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres-CRAS, que se encontra no Ibama para fins de formulação de parceria, tendo em vista que este órgão também recebe uma grande quantidade de animais em todo o Estado", ressalta Josenildo.
O projeto deverá ser consolidado na Base de Selva da Polícia Militar, situada no quilômetro 21 da BR-364, sentido Guajará-Mirim.
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia
O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente
O Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República Gabriel de Amorim, com atuação na área ambiental, participou hoje (31

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), através dos Serviços Básicos, vem ampliando o uso das ecoba

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas
Oito organizações de movimentos ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na quarta-feira (22) com ação na Justiça Fede
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)