Quinta-feira, 26 de junho de 2008 - 22h19
O CPTEC/INPE de Cachoeira Paulista-SP, contesta os boletins meteorológicos feitos pelo SIPAM de Porto Velho e repercutidos na imprensa local, principalmente os sites de notícias, no que diz respeito ao número de incursões frias em 2008.
Para muitos esse erro na contagem de friagens não tem nada a ver com o cotidiano, mas na análise sinótica e arquivamento da história da climatologia local, dados erráticos são prejudiciais para comparações futuras.
Os boletins do SIPAM divulgados na imprensa local enfocam duas friagens a mais do que a realidade. No último boletim da segunda-feira, (23) o instituto divulgou que estávamos sob influencia do 8° (oitavo) fenômeno da friagem, quando na verdade este foi o 6° (sexto).
Segue abaixo boletim do SIPAM veiculado nos sites de noticias:
"Uma frente fria chegou no sul da Amazônia trazendo consigo o oitavo episódio de friagem na região. Este sistema espalhou muita nebulosidade por todo o Acre e Rondônia e grande parte do Mato Grosso."
Outro fator errático no boletim do instituto local é na justificativa do evento de friagem para as baixas temperaturas nos últimos dois dias em Rondônia. Na verdade, o frio foi provocado pelo tempo aberto e pela perca de calor radioativo, assim constatado na nota "Madrugada com frio em todo o Estado de Rondônia"
Abaixo para a comprovação está o link com o texto formulado pelo CPTEC/INPE informando sobre o número verdadeiro de friagens em solo rondoniense:
http://www.cptec.inpe.br/cgi-bin/noticia.cgi?8913
Madrugada fria em Rondônia
Fez muito frio na madrugada desta quarta-feira (25/06) em diversas localidades de Rondônia, na divisa com a Bolívia, a temperatura mínima chegou a 12C e em Porto Velho 19,2C. As temperaturas caíram devido ao céu claro e a perca radiativa. A frente fria que levou o sexto evento de friagem para Rondônia, já não atua mais sobre o interior do continente, mas o reflexo da penetração do ar polar ainda é sentido em todo Estado, principalmente com temperaturas baixas durante as primeiras horas do dia.
Fonte: Daniel Panobianco
O Instituto Amazônia+21 e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) formalizaram, na tarde desta quinta-feira, 11, um acordo de
O governo de Rondônia realizou a primeira edição da pesca manejada de 2025 no Rio Cautário, alcançando resultados expressivos. Entre os dias 15 de a
O Ministério Público Federal (MPF), em conjunto com o Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), obteve uma vitória judicial que obriga a conc
STF garante orçamento para proteção ambiental em Rondônia após atuação do MPRO
O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou, em decisão divulgada nesta quinta-feira (28/8), o Governo de Rondônia a abrir créditos extraordinários p