Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Contagem revela redução de 25% dos pirarucus adultos


Amanda Mota - Agência Brasil

Silves (AM) - O trabalho dos pescadores responsáveis pela contagem dos pirarucus nos lagos Purema e Preto, localizados no município de Silves (AM), terminou ontem (15) e, segundo o chefe do Instituto Braileiro dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na região, João Vieira, apesar de o número de peixes adultos contabilizados neste ano ter sido inferior ao ano passado, o manejo da espécie na região está garantido.

"A contagem revelou uma diminuição de 25% de peixes adultos. Ainda não podemos precisar as causas disso, mas sabemos que entre a contagem do ano passado e a deste ano, o local sofreu com a invasão de pescadores não autorizados, que desrespeitaram as normas do acordo existente. A presença de gado no local também pode estar contribuindo para essa redução, porque os rebanhos vivem na beira dos lagos, causam impacto no solo e comem o capim que serviria de alimento para os peixes quando o nível das águas sobe", explicou Vieira.

Neste ano, foram registrados no local 593 pirarucus, contra 695 em 2006. A partir deste resultado, segundo Vieira, o Ibama deverá reforçar a fiscalização da área, para evitar a pesca clandestina, e também verificar o que fazer se for constatada a interferência do gado. Esse trabalho terá o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, entre outras instituições.

A atividade dos pescadores de Silves conclui um ciclo iniciado em setembro no estado, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá, no município de Tefé. Todos os anos, a contagem segue pelas reservas extrativistas e municípios que possuem acordos de pesca, como Itacoatiara e Silva, incluídos na lista autorizada pelo Ibama para o manejo do pirarucu no estado, ou seja, para a pesca controlada – é respeitado o período de retirada do animal do meio ambiente, sem prejudicar o crescimento dos filhotes ou a reprodução dos adultos.

Gelson Batista, especialista em manejo de recurso pesqueiro, explicou que o trabalho começa em Tefé porque lá o nível das águas diminui antes dos outros municípios. "A época ideal para a contagem varia de acordo com a redução do nível das águas dos rios em cada município. O momento ideal é quando os lagos estão isolados e os pirarucus não têm contato com o canal principal dos rios, ficando assim concentrados nesses lagos. Depois disso, o trabalho só poderá se repetir no próximo ano, quando o processo natural volta a acontecer. Tudo isso os contadores de Mamirauá têm levado para outros pescadores, que  repassam o conhecimento a suas comunidades", disse.

Após a conclusão da contagem, os pescadores iniciarão, no domingo (18), a pesca autorizada pelo Ibama e que prevê 30% do total de peixes adultos. Nos dois dias seguintes os peixes serão vendidos a R$ 4 o quilo e o lucro reverterá para os pescadores e moradores da comunidade que participam da atividade de manejo.

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Crea-RO e WR Ambiental apresentam projeto sustentável de coleta de recicláveis ao prefeito de Porto Velho

Crea-RO e WR Ambiental apresentam projeto sustentável de coleta de recicláveis ao prefeito de Porto Velho

O Crea-RO e a WR Ambiental apresentaram ao prefeito de Porto Velho um projeto sustentável voltado à coleta de resíduos recicláveis durante eventos d

Cultura, tecnologia e saber popular em ação de plantio e muvuca da Ecoporé no Nova Conquista

Cultura, tecnologia e saber popular em ação de plantio e muvuca da Ecoporé no Nova Conquista

O Carnaval de Porto Velho será lembrado não apenas pelo ritmo nas ruas, mas pelas raízes que agora crescem no solo do Assentamento Nova Conquista. A

Justiça obriga Funai e Santo Antônio Energia a compensar danos ambientais a povos indígenas em Rondônia

Justiça obriga Funai e Santo Antônio Energia a compensar danos ambientais a povos indígenas em Rondônia

O Ministério Público Federal (MPF) obteve sentença da Justiça Federal em Rondônia que condenou a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a

Prefeitura organiza comitê de enfrentamento a crises climáticas em Porto Velho

Prefeitura organiza comitê de enfrentamento a crises climáticas em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho realizou reunião nesta sexta-feira (6), para dar andamento a criação do Comitê de Crise Hídrica e Monitoramento de Event

Gente de Opinião Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)