Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Conselho Monetário corta o crédito para quem desmata


Por Redação do Greenpeace

Até 2006, aproximadamente 17% da floresta amazônica foi destruída. As altas taxas de desmatamento estão provocando uma redução acelerada da biodiversidade local, o que afeta diretamente a vida de milhões de pessoas que dependem da floresta para sobreviver.

Manaus (AM), Brasil — Resolução define que dinheiro de bancos públicos ou privados para a safra de 2008/2009 nos municípios da Amazônia só poderá ser concedido obedecendo-se critérios ambientais. 

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou nesta quinta-feira uma medida fundamental para o sucesso do combate ao desmatamento e às atividades predatórias e ilegais na Amazônia.

Resolução do CMN define que todo o crédito rural, de bancos públicos ou privados, para a safra 2008/2009 nos 550 municípios do Bioma Amazônia terá que obedecer a critérios ambientais – licença ambiental do imóvel rural, respeito à reserva legal e a comprovação de que a fazenda tem Certificado de Cadastro do Imóvel Rural (CCIR) válido.

O Greenpeace vem defendendo há anos o condicionamento do crédito agrícola a critérios ambientais. Em 2006, durante audiência com o presidente Lula e as ministras Dilma Rousseff (Gabinete Civil) e Marina Silva (Meio Ambiente), o Greenpeace e as organizações que integram o Grupo de Trabalho de Florestas do Fórum Brasileiro de Organizações e Movimentos Sociais (FBOMS), pediram que o CMN e o Banco Central – que capitaneam o sistema financeiro brasileiro, regulamentassem a questão.

Nosso argumento era simples: sem controle do crédito público e privado, a luta contra o desmatamento fica torta – um ministério de parcos recursos (o MMA) enfrentando o desmatamento, enquanto seus irmãos ricos, como Agricultura, Transporte, Minas e Energia, além de bancos como Banco do Brasil, BNDES e Basa, estimulando com enormes somas de recursos as atividades que provocam a destruição dos recursos florestais.

A decisão do CMN dá substância ao decreto assinado por Lula e Marina em dezembro passado, contendo um pacote de medidas destinadas a enfrentar o desmatamento na Amazônia, que voltou a aumentar no segundo semestre de 2007 depois de três anos de queda.

O Ministério do Meio Ambiente da ministra Marina Silva finalmente ganhou uma arma de grosso calibre no combate à destruição da Amazônia.

Fonte: Envolverde/Greenpeace  - Crédito da imagem: Daniel Beltra/Greenpeace

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho registra avistamento de onça-parda em área urbana e intensifica monitoramento no Parque Circuito

Prefeitura de Porto Velho registra avistamento de onça-parda em área urbana e intensifica monitoramento no Parque Circuito

A Prefeitura de Porto Velho informa o registro de avistamento de uma onça-parda (Puma concolor), também conhecida como suçuarana, nas proximidades do

Estudante da UFSCar descobre nova espécie de ave na Amazônia

Estudante da UFSCar descobre nova espécie de ave na Amazônia

Um canto incomum ouvido na Serra do Divisor, no estado do Acre, na fronteira com o Peru, levou o biólogo e ilustrador Fernando Igor de Godoy, doutor

“Vou estudar debaixo da árvore que plantei”: criança traduz o propósito do plantio que mira um Carnaval de carbono neutro

“Vou estudar debaixo da árvore que plantei”: criança traduz o propósito do plantio que mira um Carnaval de carbono neutro

A Ecoporé, instituição com 37 anos de história em Rondônia, e o Bloco Pirarucu do Madeira uniram forças em uma ação que redefine a relação entre as

De Rejeito a Recurso: Estudo sobre a Viabilidade do Condensado de Ar-Condicionado em Água Reutilizável

De Rejeito a Recurso: Estudo sobre a Viabilidade do Condensado de Ar-Condicionado em Água Reutilizável

Pesquisadores de Porto Velho-RO apresentam solução inovadora para reaproveitar água de ar-condicionado em prédios públicos, promovendo sustentabilid

Gente de Opinião Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)