Quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012 - 12h04
Os Vice-Presidentes de Comunicação e de Assuntos Ambientais da AMB, Raduan Miguel Filho e Rui Guilherme de Vasconcellos Souza Filho, acompanhados pelo Vice Diretor-Presidente da ENM, Marcelo Piragibe, pelo Presidente da Amaerj, Claudio Dell’Orto, e pelo Presidente da Amazon, Aristóteles Lima Thury, participaram da comitiva que visitou o Ministro Herman Benjamin, do STJ, na quarta-feira (8). Na pauta, a elaboração do I Congresso Internacional de Meio Ambiente, a ser realizado em agosto, na cidade de Manaus (AM).
O encontro acontecerá após a Realização da Rio + 20 e será organizado pela AMB, em parceria com a ENM, o STJ, a ENFAM e a ONU. “O Congresso tem como objetivo suscitar a atenção de todos para a preservação do Meio Ambiente, envolvendo a participação da Magistratura. Manaus está no Coração da Amazônia, que tem a visão do Mundo Inteiro voltada para ela, motivo pelo qual escolhemos a cidade como sede”, explicou o Vice-Presidente para Assuntos Ambientais da AMB, Rui Guilherme.
Dando continuidade a agenda, no início da tarde o grupo visitou a Representante do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Denise Hamo. Na ocasião, além de apresentarem o projeto, o Presidente da Amaerj destacou o apoio da AMB e da Associação a qual preside, para a realização da Rio + 20. “Nos colocamos à disposição para tudo o que for necessário à realização da Conferência. Para nós, será uma satisfação contribuir com um evento tão importante quanto esse”, pontuou.
A representante da ONU recebeu com entusiasmo a proposta. “É uma honra nos associarmos com apoio institucional para este evento. O trabalho de vocês é muito importante”, avaliou Denise Hamo. No sentido de ampliar as parcerias com a Magistratura dos países que fazem fronteira com a Amazônia, a equipe ainda deve buscar o apoio da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).
O grupo formado por Magistrados, ainda conta com o apoio do Professor Doutor Christiano German, da Katholische Universität Eichstätt-Ingolstadt da Alemanha.
Fonte: Ascom AMB
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia
O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente
O Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República Gabriel de Amorim, com atuação na área ambiental, participou hoje (31

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), através dos Serviços Básicos, vem ampliando o uso das ecoba

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas
Oito organizações de movimentos ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na quarta-feira (22) com ação na Justiça Fede
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)