Segunda-feira, 7 de julho de 2008 - 23h00
Luana Lourenço
Agência Brasil
Brasília - A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciou para o próximo dia 14 o leilão das 3,5 mil cabeças de gado apreendidos na Operação Boi Pirata, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O rebanho era criado em uma fazenda instalada dentro de uma estação ecológica na Terra do Meio, no estado do Pará.
Ao anunciar a operação, há duas semanas, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, afirmou que o leilão dos chamados bois piratas deverá sinalizar que acabou a moleza para os produtores irregulares. Quem não respeitar [as leis ambientais], o boi vai virar churrasquinho ecológico do Fome Zero.
O leilão vai ser realizado por meio do Sistema Eletrônico de Comercialização (SEC) da Conab, via internet. Segundo a assessoria da estatal, os lances deverão ser intermediados por bolsas de mercadorias. O preço mínimo será divulgado na próxima quinta-feira (10).
Os lotes incluem 3.500 bovinos da raça nelore: 45 touros, 2,1 mil vacas, 800 novilhos e 555 bezerros. Após o leilão e confirmação de pagamento, os compradores terão até 30 dias para retirada dos bovinos arrematados e deverão arcar com as despesas de transporte e manutenção do rebanho.
Na ocasião do anúncio da apreensão, fiscais do Ibama afirmaram que o gado encontra-se em boas condições sanitárias, com vacinação recente, inclusive.
A Conab ainda não tem previsão do valor a ser arrecadado com o leilão. O dinheiro, segundo o edital, será transferido para o Ministério do Desenvolvimento Social, e revertido para a estratégia Fome Zero. O ministro Minc afirmou que, além do Fome Zero, parte do dinheiro será empregada no custeio das operações de fiscalização e financiamento de ações de saúde indígena
Sábado, 7 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Ecobags para coleta de garrafas PET são doadas pela prefeitura de Porto Velho
Aquela garrafa PET vazia, que muitas vezes acaba esquecida em casa, pode ganhar um novo destino.A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Mu

O Crea-RO e a WR Ambiental apresentaram ao prefeito de Porto Velho um projeto sustentável voltado à coleta de resíduos recicláveis durante eventos d

Cultura, tecnologia e saber popular em ação de plantio e muvuca da Ecoporé no Nova Conquista
O Carnaval de Porto Velho será lembrado não apenas pelo ritmo nas ruas, mas pelas raízes que agora crescem no solo do Assentamento Nova Conquista. A

O Ministério Público Federal (MPF) obteve sentença da Justiça Federal em Rondônia que condenou a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a
Sábado, 7 de março de 2026 | Porto Velho (RO)