Sexta-feira, 6 de julho de 2007 - 22h28
Mariane Gusan
Nas próximas semanas deve se estender a produção de energia e eletricidade em uma pequena reserva extrativista (Resex), no interior de Rondônia. Com o apoio de pesquisadores da Universidade Federal de Rondônia (Unir), a Resex do Rio do Ouro Preto, a 48 quilômetros de Guajará-Mirim (RO), está começando a disseminar a geração energia com óleo de babaçu produzido pela própria comunidade.
A uma distância de cerca de 40 quilômetros da rede pública de energia elétrica mais próxima, cerca de 110 famílias da reserva foram capacitadas para a produção do óleo e mais recentemente para a operação e gerenciamento dos equipamentos de geração e transferência de energia para um freezer e geladeira comunitários.
"O trabalho com a comunidade começou há três anos, mas somente há três meses começamos a gerar energia para que todos estivessem capacitados desde o início do processo e fossem completamente responsáveis por ele" explica Artur de Souza Moret do Grupo de Pesquisa Energia Renovável Sustentável da Universidade de Rondônia e coordenador do trabalho.
Moret explica também que além da geração de energia, o óleo de babaçu também vem sendo utilizado para a confecção de sabonetes e roupas. Toda a economia da reserva poderá ser beneficiada com a geração de energia uma vez que os alimentos, principais produtos da comunidade, poderão ser armazenados em maior quantidade e por mais tempo até sua comercialização em outros lugares.
"Além de capacitar para operar os equipamentos para a geração de energia, as pessoas também foram capacitadas no sentido de gerenciar a energia de uso comum, utilizando cobrança em espécie para a manutenção dos equipamentos" explica Moret, que defende que sem a capacitação esse trabalho nunca se sustentaria com o tempo.
Fonte: Amazonia.org.br
Com o lançamento da fase de resposta da Operação Verde Rondônia 2025 (OVR) nesta segunda-feira (2), o governador Marcos Rocha reafirma seu compromis
Rondônia se prepara para enfrentamento da estiagem de 2025
Rondônia está se aproximando do período de estiagem, o chamado “verão amazônico’’, que se estende de junho a novembro, onde as chuvas são escassas e a
Na manhã desta sexta-feira, 9 de maio, a comunidade de Nova Mutum Paraná se mobilizou em uma grande ação de cidadania e cuidado coletivo: o Mutirão
TCE de Rondônia cobra ações do Estado para evitar nova crise de queimadas em 2025
O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) reuniu, nesta sexta-feira (2/5), autoridades estaduais para cobrar ações concretas e coordenadas