Segunda-feira, 16 de novembro de 2009 - 12h52
Audiência pública coordenada pelo deputado federal Anselmo de Jesus visa aprimorar propostas de mudanças no Código Florestal Brasileiro
Audiência Pública para debater as propostas de alterações ao atual Código Florestal Brasileiro será realizada no próximo dia 20, no auditório do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (Ceulji/Ulbra), a partir das 9 horas. O evento é realizado pela Comissão Especial da Câmara Federal destinada a promover reforma no Código Florestal e Ambiental.
A audiência tem o objetivo de colher subsídios para a formulação de uma proposta final de reforma ao Código Florestal coerente a realidade do setor produtivo e ambiental de cada estado. Outras audiências já foram realizadas em estados das regiões Nordeste e Centro Oeste reunindo produtores rurais, ambientalistas, estudiosos e entidades ligadas ao tema.
De acordo com o deputado federal Anselmo de Jesus (PT/RO), vice-presidente da Comissão, atualmente o clima é de instabilidade entre produtores rurais e ambientalistas causada por divergências de cumprimento ao que rege o atual Código, que prevê a recomposição para quem desmatou até 1998 de 50% da área de sua propriedade e a partir desta data a recomposição deverá ser de 80%. E por isso entende-se a necessidade de mudanças para a nova realidade brasileira. Anselmo de Jesus acredita que seria melhor fazer alterações e não criar um novo Código Florestal, o que levaria muito tempo.
O deputado Anselmo ressalta que quanto mais entidades participarem do debate será melhor para que as propostas sejam aprimoradas. “Queremos consenso e equilíbrio. Vamos trabalhar por políticas que permitam aliar produção agrícola sustentável e meio ambiente”, defende Anselmo de Jesus.
Para a audiência está confirmada a presença dos membros da Comissão Especial que debate as alterações no Código Florestal. Além do deputado federal Anselmo, vice-presidente da Comissão Especial, estará presente o deputado Micheletto (PMDB/PR), presidente da Comissão e os deputados Aldo Rebelo (PCdoB/SP), Homero Pereira (PPS/MT) e Nilson Pinto (PSDB/PA). Entre as entidades confirmadas estão: Secretaria Estadual de Agricultura, Emater, Sedam, Ibama, Incra, Fetagro, Faperon, Funai, Fefa, OAB, Fiero, Fecom, Unir e Ulbra.
Fonte: Luciane Machado
Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia
O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente
O Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República Gabriel de Amorim, com atuação na área ambiental, participou hoje (31

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), através dos Serviços Básicos, vem ampliando o uso das ecoba

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas
Oito organizações de movimentos ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na quarta-feira (22) com ação na Justiça Fede
Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)