Quarta-feira, 24 de junho de 2009 - 06h06
O nível do Rio Negro atingiu na manhã desta terça-feira a marca de 29,67 metros. Segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB), faltam apenas 2 centímetros para o rio que corta a cidade de Manaus atingir a cota da maior cheia registrada em 1953, quando o rio atingiu 29,69 metros. A capital do Amazonas já enfrenta a segunda maior cheia da história.
De acordo com o gerente de recursos hídricos do órgão, Daniel Oliveira, esta deve ser a maior cheia da história. Daniel informou que o represamento natural do Rio Negro pelo Solimões, impede o processo natural de 'vazante, uma vez que, as águas do Solimões são mais densas e fortes que o Negro.
Até semana passada o superintendente do órgão, Marco Antônio Oliveira, previa que os níveis do Rio Negro se estabilizariam entre quarta e quinta-feira desta semana, seguido do processo natural de vazante.
Segundo Daniel, não se pode precisar se, com o início da vazante o rio vai baixar rapidamente. Ele explica que primeiro há um processo de estabilização das águas, o que deve durar todo o mês de julho, e somente depois elas começam a baixar.
Com base em dados históricos, Daniel esclarece que 66% das cheias terminam em julho, 18% em junho e 6% em maio, percentuais que segundo ele, foram divulgadas nos três alertas de cheia, feitas pelo órgão neste ano.
- Muitas pessoas se mostravam céticas quando apontamos à possibilidade de uma cheia expressiva no Estado - disse.
Segundo a Climatempo, a previsão é de mais chuva na região. Com o somatório das chuvas e o acumulo de águas represadas, o nível do Rio Negro deve aumentar atingindo a marca recorde, segundo prevê o CPRM.
Fonte: O Globo
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, formalizou na quarta-feira (9), uma nova frente de atuação no enfrentamento às queimadas no estado. Por meio
Dificuldade de acesso à água contaminada, agravada pela seca severa e pela ausência de infraestrutura básica, afetando as comunidades ribeirinhas de
Com o avanço da seca e das altas temperaturas típicas da estiagem na Amazônia, os riscos de queimadas aumentam em todo o estado. Para lidar com esse
ESTIAGEM 2025: governo de RO abre inscrição para contratação de brigadistas
O governo de Rondônia abriu nesta segunda-feira (7), processo seletivo de contratação de brigadistas que irão reforçar a atuação do Corpo de Bombeir