Porto Velho (RO) sexta-feira, 21 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Campanha contra a aftosa lançada neste sábado


A 23ª Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa será lançada neste sábado às 9h30, no Balneário Refúgio Ecológico do município de Alta Floresta, com a participação do governador Ivo Cassol, produtores rurais e autoridades convidadas. A campanha é realizada graças à parceria bem-sucedida do Governo do Estado, por meio da Agência Idaron, Ministério da Agricultura (Mapa) e o Fundo Emergencial de Erradicação da Febre Aftosa (Fefa), além do papel decisivo dos pecuaristas.

"Isoladamente, o Governo teria dificuldades para conseguir vacinar todo o nosso rebanho bovino. Por isso, é importante destacar o trabalho em parceria com outros órgãos governamentais, junto com o Fefa, e principalmente,  enfatizar o comprometimento dos criadores, que estão sempre atentos e vacinando o gado em todas as campanhas", observou o governador.

De acordo com o presidente da Idaron, Lorival Amorim, Alta Floresta foi escolhido para o lançamento dos trabalhos por fazer fronteira com a Bolívia, país que aumentou a preocupação das autoridades e produtores rurais de Rondônia depois que o presidente Evo Morales afirmou que não daria prioridade às ações de combate a esta doença. Lorival informou que a vacinação acontecerá de 15 de outubro a 15 de novembro, com previsão de imunizar todo o rebanho rondoniense, estimado em 11 milhões de cabeça de gado. A comunicação, que é obrigatória, deverá ser feita à Idaron até o dia 23 do próximo mês.

Cassol reforçou o chamamento a todos os pecuaristas do Estado, para que vacinem seu rebanho, garantindo o status de Rondônia como zona livre da febre aftosa, com vacinação. "Não podemos relaxar. Não adianta vacinar uma vez e depois esquecer. É preciso estar vigilantes e manter a aftosa longe do nosso rebanho", explicou.

O presidente da Idaron fez questão de ressaltar que o Governo do Estado tem investido na sanidade animal, com recadastramento e incentivo à vacinação, mantendo o status de livre da aftosa por meio da vacinação e garantindo ao mercado produtos e subprodutos mais seguros, reconhecidos por organizações internacionais, como a OIE. Todo esse trabalho, na avaliação de Lorival Amorim, só tem sido possível "graças ao apoio incondicional do Fefa/RO, parceiro desde 1999, que sempre coloca à disposição da Idaron funcionários administrativos para substituírem os técnicos de campo da Idaron durante as campanhas, quando os escritórios ficam lotados de produtores apresentando declarações".

Fonte: Decom

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat