Porto Velho (RO) sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Calor bate recorde anual chegando a 38,4°C em Cacoal (RO)


 
Forte massa de ar quente e seco produziu a maior máxima do ano em vários pontos de Rondônia. Também houve recorde de calor em Rio Branco (AC) e Cuiabá (MT).

Daniel Panobianco - A terça-feira foi escaldante em grande parte de Rondônia. No centro-sul do Estado, a estação meteorológica automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou, entre 14 e 15 horas (local), temperatura máxima de 38,4°C na cidade de Cacoal, sendo a maior do ano, até o momento. O recorde de calor, desde que a estação foi aberta é de 38,9°C registrado no dia 25 de setembro de 2008. 

Em Ji-Paraná, a máxima atingiu 38,2°C, também a mais alta do ano. O recorde de calor na cidade em 2008 foi de 39°C, também registrado no dia 25 de setembro. 

Em Ariquemes, a maior temperatura do ano, até o momento, é de 36,8°C registrada também em uma estação automática operada pelo INMET, nos dias 5 e 8 de setembro. Em setembro do ano passado, o recorde na estação foi de 38°C registrado nos dias 25 de agosto e 9 de outubro. 

Já em Porto Velho, a estação automática do INMET, localizada à Zona Sul - tradicionalmente a região mais "fresca" da cidade - detém a máxima do ano de 36,9°C observada nos dias 6 e 9 de setembro. Em 2008, o calor chegou aos 37,5°C no dia 27 de agosto. 

No sul rondoniense, conhecida por ser a região com o clima mais "ameno" de Rondônia, Vilhena registrou, até o momento, máxima de 35,7°C no dia 3 deste mês, na estação automática do INMET, na saída para Pimenta Bueno. Já em 2008, a máxima chegou aos 36°C no dia 26 de agosto. 

Na fronteira com a Bolívia, Guajará-Mirim, registrou por 4 vezes este ano, máxima de 38°C, assim como a observada nesta terça-feira na estação convencional da REDEMET (Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica). Em 2008, também fez calor de 38°C na mesma estação só que em maior quantidade de dias; 16 e 22 de agosto, 1, 2 e 25 de setembro e 9 de outubro. 

Em Rio Branco-AC, a máxima nesta terça-feira foi a maior do ano observada no aeroporto Presidente Médici, com 39°C. Já em Cuiabá, o INMET registrou máxima de 39,3°C, também a maior do ano. 

A previsão ainda é de muito calor nos três Estados até sexta-feira, com grande chance de quebra de recordes anuais de máximas. No final de semana, instabilidades ganham força e voltam a provocar pancadas de chuva, que podem ser fortes em alguns pontos.

Dados: INMET - REDEMET
(Fonte: De olho no tempo)

Mais Sobre Meio Ambiente

Colaboradores do Sistema Fecomércio/RO participam da 4º etapa de implantação do Programa ECOS de Sustentabilidade

Colaboradores do Sistema Fecomércio/RO participam da 4º etapa de implantação do Programa ECOS de Sustentabilidade

Colaboradores do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE, participaram no auditório da Federação durante dois dias, da 4° etapa da implantação do programa

Barragens de minérios: Onde estão as outras com alto potencial de estrago ou alto risco

Barragens de minérios: Onde estão as outras com alto potencial de estrago ou alto risco

O Brasil tem 790 barragens de rejeitos de minérios, e mais de 300 delas não foram classificadas em relação ao seu risco de rompimento e ao potencial d

Porto Velho: Prefeitura destrava recurso de compensação social para Aterro Sanitário

Porto Velho: Prefeitura destrava recurso de compensação social para Aterro Sanitário

Os R$ 4 milhões também servirão para elaborar o Plano Municipal de Saneamento Básico e o Plano de Gerenciamento de Resíduos SólidosMais uma vitória im

Brumadinho: Qualidade da água do rio Paraopeba é considerada ruim. Veja as imagens

Brumadinho: Qualidade da água do rio Paraopeba é considerada ruim. Veja as imagens

Ontem (31/01), a Fundação SOS Mata Atlântica deu início à Expedição Paraopeba, que irá percorrer 356 km deste rio, de Brumadinho à Hidroelétrica Retir