Sexta-feira, 9 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Calor bate recorde anual chegando a 38,4°C em Cacoal (RO)


 
Forte massa de ar quente e seco produziu a maior máxima do ano em vários pontos de Rondônia. Também houve recorde de calor em Rio Branco (AC) e Cuiabá (MT).

Daniel Panobianco - A terça-feira foi escaldante em grande parte de Rondônia. No centro-sul do Estado, a estação meteorológica automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou, entre 14 e 15 horas (local), temperatura máxima de 38,4°C na cidade de Cacoal, sendo a maior do ano, até o momento. O recorde de calor, desde que a estação foi aberta é de 38,9°C registrado no dia 25 de setembro de 2008. 

Em Ji-Paraná, a máxima atingiu 38,2°C, também a mais alta do ano. O recorde de calor na cidade em 2008 foi de 39°C, também registrado no dia 25 de setembro. 

Em Ariquemes, a maior temperatura do ano, até o momento, é de 36,8°C registrada também em uma estação automática operada pelo INMET, nos dias 5 e 8 de setembro. Em setembro do ano passado, o recorde na estação foi de 38°C registrado nos dias 25 de agosto e 9 de outubro. 

Já em Porto Velho, a estação automática do INMET, localizada à Zona Sul - tradicionalmente a região mais "fresca" da cidade - detém a máxima do ano de 36,9°C observada nos dias 6 e 9 de setembro. Em 2008, o calor chegou aos 37,5°C no dia 27 de agosto. 

No sul rondoniense, conhecida por ser a região com o clima mais "ameno" de Rondônia, Vilhena registrou, até o momento, máxima de 35,7°C no dia 3 deste mês, na estação automática do INMET, na saída para Pimenta Bueno. Já em 2008, a máxima chegou aos 36°C no dia 26 de agosto. 

Na fronteira com a Bolívia, Guajará-Mirim, registrou por 4 vezes este ano, máxima de 38°C, assim como a observada nesta terça-feira na estação convencional da REDEMET (Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica). Em 2008, também fez calor de 38°C na mesma estação só que em maior quantidade de dias; 16 e 22 de agosto, 1, 2 e 25 de setembro e 9 de outubro. 

Em Rio Branco-AC, a máxima nesta terça-feira foi a maior do ano observada no aeroporto Presidente Médici, com 39°C. Já em Cuiabá, o INMET registrou máxima de 39,3°C, também a maior do ano. 

A previsão ainda é de muito calor nos três Estados até sexta-feira, com grande chance de quebra de recordes anuais de máximas. No final de semana, instabilidades ganham força e voltam a provocar pancadas de chuva, que podem ser fortes em alguns pontos.

Dados: INMET - REDEMET
(Fonte: De olho no tempo)

Gente de OpiniãoSexta-feira, 9 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

TCE de Rondônia cobra ações do Estado para evitar nova crise de queimadas em 2025

TCE de Rondônia cobra ações do Estado para evitar nova crise de queimadas em 2025

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) reuniu, nesta sexta-feira (2/5), autoridades estaduais para cobrar ações concretas e coordenadas

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e do Departamento de Proteção e Co

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament

Gente de Opinião Sexta-feira, 9 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)