Porto Velho (RO) quinta-feira, 30 de junho de 2022
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Biodiversidade e clima: Meta do planeta


 
Neste 2010, Ano Internacional da Biodiversidade, os líderes mundiais estão pautando as forças em prol da preservação da biodiversidade em toda a Terra. Foi o que recentemente aconteceu em Nagoya, no Japão, na COP-10, com a promessa do aporte de dois bilhões de dólares pelo Japão para os países em desenvolvimento.

O Brasil, que é um protagonista de primeira nesta COP-10 no Japão, é um dos líderes dos chamados países em desenvolvimento que lutam pela manutenção de fundos verdes, como o Fundo do Clima anunciado em Brasília pelo ministro em exercício do Meio Ambiente, José Machado.

Ao lado do Fundo da Amazônia, o Fundo do Clima vai dar suporte de 220 milhões para ações mitigatórias em prol de um ajuste climático brasileiro e que se ajusta com as metas do Banco Mundial, que privilegiará os países comprometidos com metas de redução de gases de efeito estufa.

O VIII Seminário Internacional de Sustentabilidade e o o IX prêmio Ecoturismo & Justiça Climática, que acontecerá nos dias 22 e 23 de novembro na UNIRON do shopping em Porto Velho, capital de Rondônia, se comprometeu com líderes do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, entre os quais o professor Luiz Pinguelli Rosa, Secretário Executivo do Fórum, que mandará os anais extraídos deste importante conclave internacional amazônico para a delegação brasileira que estará em Cancun na COP-16 no final de novembro e começo de dezembro.

A Carta de Porto Velho à Cancun no México será um importante documento posicionando o Estado de Rondônia quanto à metas de redução de índices de desmatamento e preocupações das Usinas Hidrelétrica de Jirau e Santo Antonio, assim como Belo Monte em mitigar ações que sejam predatórias do clima, com compensações ambientais comprovadas.

Líderes nacionais e internacionais que confirmam presença no evento do próximo dia 22 de novembro garantem que pautarão as falas em compromissos em prol de ajustes dos estados amazônicos, principalmente Rondônia e Acre, na luta para diminuir os gases de efeito estufa e redução firme dos elevados índices de desmatamento.

Atores e ambientalistas como Victor Fasano, atualmente atuando na Rede Record, está envidando todos os esforços para ser um dos protagonistas deste seminário ambiental e climático, para oferecer contribuições de sua longa experiência ambiental internacional em prol das ações rondonienses, bem como o líder indígena Almir Surui, reconhecido por sua luta internacional em favor dos povos indígenas e do meio ambiente.

O advogado e ambientalista Werner Grau Net será um dos grandes protagonistas com suas teses em prol das compensações ambientais e redução de gases de efeito estufa, já que sem escritório, Pinheiro Neto, é um dos maiores do país, altamente reconhecido na meta ambiental.

Mais informações sobre o VIII Seminário Internacional de Sustentabilidade e o IX Prêmio Ecoturismo & Justiça Climática podem ser obtidas pelo site www.revistaecoturismo.com.br ou pelo telefone (13) 3223.9650.

Fonte: Ana Joppert
Ascom/Grupo Editorial Ecoturismo
MTB - 46.105
 

Mais Sobre Meio Ambiente

Premiação do 2º Concurso de Desenho Infantil é entregue aos vencedores

Premiação do 2º Concurso de Desenho Infantil é entregue aos vencedores

Preservar o hoje pensando no amanhã, foi com esse pensamento que o pequeno Jocélio Junior Moraes Araújo, de 9 anos, confeccionou o desenho que garanti

Porto Velho: divulgados os vencedores do 2º Concurso de Desenho Infantil

Porto Velho: divulgados os vencedores do 2º Concurso de Desenho Infantil

O resultado do 2º Concurso de Desenho Infantil, realizado como parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente, foi divulgado pela Prefeitura nest

Ecoliga promove live Diálogo Sustentável, sobre boas práticas de sustentabilidade, no dia 21 de junho

Ecoliga promove live Diálogo Sustentável, sobre boas práticas de sustentabilidade, no dia 21 de junho

No mês do meio ambiente, o Tribunal de Justiça de Rondônia, juntamente com o Ministério Público do Estado (MPRO), Ministério Público do Trabalho em