Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Biodiversidade e clima: Meta do planeta


 
Neste 2010, Ano Internacional da Biodiversidade, os líderes mundiais estão pautando as forças em prol da preservação da biodiversidade em toda a Terra. Foi o que recentemente aconteceu em Nagoya, no Japão, na COP-10, com a promessa do aporte de dois bilhões de dólares pelo Japão para os países em desenvolvimento.

O Brasil, que é um protagonista de primeira nesta COP-10 no Japão, é um dos líderes dos chamados países em desenvolvimento que lutam pela manutenção de fundos verdes, como o Fundo do Clima anunciado em Brasília pelo ministro em exercício do Meio Ambiente, José Machado.

Ao lado do Fundo da Amazônia, o Fundo do Clima vai dar suporte de 220 milhões para ações mitigatórias em prol de um ajuste climático brasileiro e que se ajusta com as metas do Banco Mundial, que privilegiará os países comprometidos com metas de redução de gases de efeito estufa.

O VIII Seminário Internacional de Sustentabilidade e o o IX prêmio Ecoturismo & Justiça Climática, que acontecerá nos dias 22 e 23 de novembro na UNIRON do shopping em Porto Velho, capital de Rondônia, se comprometeu com líderes do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, entre os quais o professor Luiz Pinguelli Rosa, Secretário Executivo do Fórum, que mandará os anais extraídos deste importante conclave internacional amazônico para a delegação brasileira que estará em Cancun na COP-16 no final de novembro e começo de dezembro.

A Carta de Porto Velho à Cancun no México será um importante documento posicionando o Estado de Rondônia quanto à metas de redução de índices de desmatamento e preocupações das Usinas Hidrelétrica de Jirau e Santo Antonio, assim como Belo Monte em mitigar ações que sejam predatórias do clima, com compensações ambientais comprovadas.

Líderes nacionais e internacionais que confirmam presença no evento do próximo dia 22 de novembro garantem que pautarão as falas em compromissos em prol de ajustes dos estados amazônicos, principalmente Rondônia e Acre, na luta para diminuir os gases de efeito estufa e redução firme dos elevados índices de desmatamento.

Atores e ambientalistas como Victor Fasano, atualmente atuando na Rede Record, está envidando todos os esforços para ser um dos protagonistas deste seminário ambiental e climático, para oferecer contribuições de sua longa experiência ambiental internacional em prol das ações rondonienses, bem como o líder indígena Almir Surui, reconhecido por sua luta internacional em favor dos povos indígenas e do meio ambiente.

O advogado e ambientalista Werner Grau Net será um dos grandes protagonistas com suas teses em prol das compensações ambientais e redução de gases de efeito estufa, já que sem escritório, Pinheiro Neto, é um dos maiores do país, altamente reconhecido na meta ambiental.

Mais informações sobre o VIII Seminário Internacional de Sustentabilidade e o IX Prêmio Ecoturismo & Justiça Climática podem ser obtidas pelo site www.revistaecoturismo.com.br ou pelo telefone (13) 3223.9650.

Fonte: Ana Joppert
Ascom/Grupo Editorial Ecoturismo
MTB - 46.105
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

EcoCast: série especial discute os desafios e oportunidades do mercado de carbono no Brasil

EcoCast: série especial discute os desafios e oportunidades do mercado de carbono no Brasil

Você sabe o que são os famosos créditos de carbono? E como eles funcionam, você sabe? Na série especial “Carbono: desafios e oportunidades” recebemos

Inovação e Sustentabilidade em Rondônia: UNIR e Eletrogoes Avançam na Pesquisa Florestal

Inovação e Sustentabilidade em Rondônia: UNIR e Eletrogoes Avançam na Pesquisa Florestal

O Grupo de Pesquisa de Recuperação de Ecossistemas e Produção Florestal, coordenado pelas Dra. Kenia Michele de Quadros e Dra. Karen Janones da Roch

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pau-de-balsa é uma espécie florestal nativa da Amazônia e já é utilizada de forma artesanal na Colômbia para extração de ouro.Agora, cinco instituiçõ

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Neste ano em que completa 35 anos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) comemora o impacto do trabalho

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)